Os atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho estão fora da TV já há algum tempo. Mas, apesar do sumiço, seguem como contratados da Globo, que simplesmente não os escalam para nenhuma produção.

Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho
Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho

Os dois fazem parte do seleto time de atores que possuem um tipo de contrato vitalício com o canal. Contudo, a veterana de 91 anos tem medo de que a empresa mude de ideia.

“Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro, com 92 perder o dele também é dureza”, disse à revista Quem na ocasião de seu 90º aniversário.

Falta de convites

Rosamaria Murtinho
Reprodução

Ela ainda se queixou da falta de convites dos diretores e escritores apenas porque envelheceram.

“É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. […] Walcyr Carrasco sempre escreve. Mas há poucos. […] Eu queria só ser contratada, que é menos aporrinhação”, desabafou.

A última participação da atriz em uma novela foi em A Dona do Pedaço, produzida em 2019 e escrita justamente por Walcyr Carrasco. Na trama, ela interpretou a personagem Linda.

Na geladeira

A Favorita - Mauro Mendonça
Divulgação

São quatro anos na geladeira da plim-pllim. Um tempo um pouco menor que o do seu marido, que foi aposentado pela empresa em 2016, após a sua participação em Êta Mundo Bom!, do mesmo escritor.

No folhetim de época, o experiente ator, que é um ano mais velho que a esposa, deu vida ao Dr. Inácio.

Contrato vitalício

A Favorita - Mariana Ximenes e Mauro Mendonça
Reprodução

De acordo com o Notícias da TV, a preocupação da atriz não tem motivo de ser, uma vez que a instituição não pretende mandá-los embora, a exemplo do que ocorreu com Eva Wilma, que permaneceu contratada até a sua morte, em 2021.

Outros que fazem parte do time da “renovação automática” são Tony Ramos, Glória Pires e Fernanda Montenegro, que ganham mesmo quando não estão no ar e possuem renovação tão logo os acordos existentes se findem.

 

Histórias de sucesso

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça
Reprodução

Rosamaria estrou na TV em 1956 através do Grande Teatro Tupi. Começou nas novelas em 1964, em A Moça que Veio de Longe. Apareceu pela primeira vez na líder em 1968, em O Santo Mestiço.

Pode ser vista atualmente como a Margot na reprise de Chocolate com Pimenta. Se destacou também em A Muralha (1968), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979) e Pantanal (1990). Com passagens pelas extintas TV Tupi, Excelsior e Manchete, além do SBT, firmou contrato fixo com a atual casa em 1995, nunca mais saindo.

Mauro Mendonça estreou na Excelsior em 1962 na telenovela Corações em Conflito. Passou pela Tupi, Record e chegou à “toda poderosa” em 1973, em Carinhoso.

Tem Estúpido Cupido (1976), A Gata Comeu (1985), Anjo Mau (1997), Cabocla (2004) e A Favorita (2008), entre outras, em seu currículo.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor