Desde que Senhora do Destino (2004) estreou no Canal Viva, no último dia 13, o público tem a oportunidade de acompanhar o trabalho do ator Leonardo Vieira, que hoje está longe das novelas. Na trama, ele interpreta Leandro, um dos filhos da protagonista Maria do Carmo (Susana Vieira).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Simultaneamente, o ator foi visto em outra reprise. Trata-se da novela Vidas em Jogo (2011), na Record, onde ele vive Ernesto, um vendedor de hot-dog de caráter bem duvidoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leonardo, que se lançou como galã quando interpretou o coronel José Inocêncio na primeira fase da novela Renascer (1993), está longe do vídeo desde que atuou em Os Dez Mandamentos (2015) e vive longe do Brasil após sofrer ataques preconceituosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Arrancado do armário à força
Leonardo Vieira enfrentou sérios problemas ao ter sua orientação sexual exposta contra a sua vontade. Na ocasião, ele, que sempre foi discreto em sua vida pessoal, foi flagrado por um paparazzo beijando outro homem em uma festa de rua no Rio de Janeiro.
A revelação caiu como uma bomba na vida do ator. Enquanto tentava lidar com o que tinha acontecido, ele se pronunciou através de uma carta aberta escrita durante quatro dias, onde assumiu publicamente que era gay, mesmo contra sua vontade.
“Fui arrancado do armário contra a minha vontade e depois disso a minha vida virou de cabeça para baixo. Passei a sofrer ameaças de morte e, desde então, nunca mais fui chamado para um trabalho”, relembrou em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em 2021.
Ataque homofóbicos
Desde então, o ator foi vítima de diversos ataques homofóbicos nas redes sociais. Na época, ele chegou a prestar queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro, contra as ofensas que estava recebendo na internet.
Em dada mensagem que recebeu através de seu e-mail, ele foi até ameaçado de morte, o que o motivou a lutar contra esse tipo de comportamento de ódio e para a criminalização da homofobia.
“Não vou virar ícone da causa gay, mas vou lutar contra o preconceito. Onde houver intolerância e discriminação, pode contar comigo. A partir do momento em que encarei essa causa, vou batalhar por ela. Quero a criação de uma lei que defenda os atacados. Homofobia gera intolerância e gera morte”, disse em entrevista ao jornal O Globo, na época.
“Nunca fui uma pessoa de mentira, não escondia a minha vida. E não tinha a obrigação de sair na rua com a palavra gay escrita na testa. Eu não levantava bandeira, mas não deixava de ir com um namorado a um restaurante, por exemplo. Quem me conhece sabe que sou de verdade”, completou.
Casamento e vida em Portugal
Por uma triste coincidência, o que o ator temia aconteceu. Após assumir sua homossexualidade e finalizar os trabalhos em Os Dez Mandamentos (2015), Leonardo não teve o seu contrato renovado com a emissora de Edir Macedo e não recebeu mais convite para atuar.
Hoje com 54 anos, Leonardo Vieira está vivendo em Portugal ao lado do marido, Leandro Fonseca, com quem está junto há 15 anos. O ator decidiu ir para a Europa em 2018, para revisitar as suas raízes, já que seus avós paternos eram portugueses.
“Temos objetivos em comum, fomos descobrindo, então tudo isso fez com que a gente chegasse hoje aos 15 anos. Às vezes não acredito: ‘Caramba, já se passaram 15 anos. Tão rápido’, refletiu em uma conversa com o podcast Novela das Nove, do Gshow.
Acostumado com a vida no país, o ator não pretendente mais morar no Brasil, voltando apenas para visitar os pais e caso seja chamado para um novo trabalho.
“Se eu receber um convite de trabalho, eu volto, com certeza, com o maior prazer […]. Mas viver definitivamente… Tenho dúvidas. Acho difícil”, finalizou.