Longe das telinhas desde que deixou a Globo, em abril do ano passado, Chico Pinheiro (na foto com Giuliana Morrone) surpreendeu o público ao anunciar a sua mais nova empreitada no jornalismo. Ele estará no canal ICL Notícias (Instituto Conhecimento Liberta), no YouTube.

Chico Pinheiro e Giuliana Morrone
Reprodução / Instagram

Com isso, o ex-âncora do Bom Dia Brasil poderá contribuir com sua experiência de mais de três décadas para um projeto promissor criado por Eduardo Moreira para a internet, mas que está caminhando para se tornar uma emissora de TV.

[anuncio_1]

Estreia antecipada

Bom Dia Brasil - Chico Pinheiro
Reprodução / Globo

A estreia de Chico Pinheiro à frente de um jornalístico no ICL Notícias estava prevista para acontecer somente em maio, mas o veterano apareceu de surpresa na transmissão ao vivo do noticiário matinal, na última quarta-feira (12).

Durante a participação de Chico, Eduardo Moreira contou que o canal do YouTube está em expansão, com o objetivo de se tornar uma emissora de televisão aberta. Eduardo está adotando todos os trâmites legais para que a concessão do Estado seja liberada para eles.

“A gente veio para disputar corações entre gigantes”, avisou o empresário.

“Graças a Deus é sexta-feira, é vida que segue. E eu vou seguir com vocês por muito tempo aqui no ICL Notícias. As notícias mais importantes do dia contadas com liberdade”, anunciou Chico.

Novo desafio

Jornal Nacional - Chico Pinheiro
Reprodução / Globo

Nestes anos dedicados ao jornalismo, Chico Pinheiro se tornou um dos profissionais mais competentes e queridos pelo público, que agora terá a chance de vê-lo à frente de um projeto transmitido via internet.

O ex-colega de bancada de Ana Paula Araújo afirmou em um vídeo disponibilizado nas redes sociais que comandará um telejornal ao vivo de segunda a sexta-feira, entre 18h e 20h, no canal ICL – que acumula cerca de um milhão de inscritos no YouTube.

Além dele, o programa contará com as participações de comentaristas famosos, como Roberta Garcia, Xico Sá, César Calejon e Guga Noblat.

No primeiro ano fora da Globo, Chico deu as caras em programas de outras emissoras, como o Faustão na Band, além de estrelar a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrar o projeto social + Favela TV.

Trajetória de Chico Pinheiro

Chico Pinheiro e Michelle Barros
Fábio Rocha / Globo

Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Chico Pinheiro foi criado em Belo Horizonte (MG) e começou sua vida profissional atuando em outros veículos, como uma produtora e um jornal local impresso. Ele também foi chefe de gabinete do secretário de Saúde do governo de Minas Gerais.

Seu primeiro contato com a televisão foi na década de 1980, quando ele comandou o Alta Tensão, programa de debates exibido pela TV Minas. No final da década, Chico foi para São Paulo como contratado pela Band, onde comandou telejornais como Canal Livre, Jornal da Noite e Jornal da Band.

Ele ainda trabalhou como diretor de jornalismo da Record e apresentador do Jornal da Record, em 1995. No mesmo ano, o jornalista pediu demissão após o famoso caso de um pastor da Igreja Universal — dona da emissora desde 1989 —, que chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em seguida, Chico Pinheiro entrou para o Grupo Globo ao ser contratado pela Rádio CBN. Ele também foi convidado para ser o apresentador do Bom Dia São Paulo e do SPTV 1ª edição, além de, eventualmente, ancorar o Jornal Nacional e o Jornal da Globo.

O veterano foi promovido à âncora do Bom Dia Brasil em 2011. Ele ficou no noticiário até 2020, quando foi afastado durante a pandemia de Covid-19 por ser considerado do grupo de risco, retornando no ano seguinte. Em abril de 2022, Chico deixou a Globo em comum acordo após 26 anos de casa.

Compartilhar.