Em 2018, a Band promoveu uma ampla reforma em sua grade de programação. Uma das novidades lançadas era um novo programa matinal voltado ao público feminino. No entanto, o canal optou por fugir do tradicional conceito de revista eletrônica e apostar num programa diferente.
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Idealizado por Ana Paula Padrão, que brilha no MasterChef (foto acima), o Superpoderosas nasceu cheio de boas intenções. No entanto, a atração foi um verdadeiro fiasco, chegando a deixar a Band em décimo lugar no ranking de audiência dos canais abertos. Por conta disso, teve vida curta.
Poder feminino
Superpoderosas foi inspirado na plataforma Escola de Você, criada por Ana Paula Padrão e Natália Leite (foto acima), que oferece cursos de crescimento pessoal voltados para mulheres. A ideia era levar este conceito para a TV, num programa que debatesse temas e trouxesse informações voltadas para o fortalecimento da mulher.
Natália Leite era a apresentadora da atração, que tratava de temas diversos todos os dias. Superpoderosas era baseado em entrevistas, recebendo especialistas e famosos debatendo vários assuntos contemporâneos sob a ótica feminina, no intuito de inspirar e prestar serviço.
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Durante o tempo que ficou no ar, Superpoderosas recebeu convidadas de peso, como Carolina Ferraz, Helena Ranaldi, Maitê Proença e Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura. Mas, apesar da boa intenção, o programa não decolou. A atração derrubou a audiência das manhãs da Band e acabou rumando a um desfecho melancólico.
Décimo lugar
Superpoderosas estreou em 9 de abril de 2018 e, logo de cara, espantou o público da Band. Nos sete primeiros programas, a atração anotou média de 0,3 ponto na Grande São Paulo, derrubando o canal para o oitavo lugar entre as emissoras abertas.
Para se ter uma ideia, o programa chegou a ficar em décimo lugar em seus piores dias. No dia 11 de abril de 2018, por exemplo, Superpoderosas atingiu fraco 0,1 ponto de audiência, o que equivalia a apenas 7185 domicílios na Grande São Paulo.
No mesmo dia, a Globo liderou com 8,5 pontos na faixa, seguida de Record, com 5; SBT, com 4,6; TV Cultura, com 1,7; RedeTV!, com 0,8; Gazeta, com 0,6; Rede Vida, com 0,5; Rede Brasil, com 0,2; e TV Aparecida, com 0,2.
Antes da estreia de Superpoderosas, a Band exibia no horário os programas Dia Dia, Sempre Bem e Os Simpsons, que costumavam deixar a emissora em quinto lugar.
Extinção
Divulgação / BandCuriosamente, a Band pouco se mexeu para tentar reverter a situação do Superpoderosas. A emissora manteve intacto o formato, que tinha mais cara de TV paga e pouco dialogava com o público da TV aberta. Com isso, a audiência não se modificou.
Assim, a Band decretou o fim da atração. A última edição do Superpoderosas foi ao ar no dia 2 de novembro de 2018. Na semana seguinte, a emissora lançou no horário uma faixa de desenhos animados.
Mas o canal não desistiu de produzir um programa matinal. Em maio de 2019, a emissora lançou Aqui na Band, com Silva Poppovic e Luis Ernesto Lacombe (foto acima). O programa ficou no ar até setembro de 2020. Depois disso, o canal lançou The Chef, com Edu Guedes, que está no ar até hoje.