Em 2018, a Band promoveu uma ampla reforma em sua grade de programação. Uma das novidades lançadas era um novo programa matinal voltado ao público feminino. No entanto, o canal optou por fugir do tradicional conceito de revista eletrônica e apostar num programa diferente.

Ana Paula Padrão - MasterChef
Reprodução / Band

Idealizado por Ana Paula Padrão, que brilha no MasterChef (foto acima), o Superpoderosas nasceu cheio de boas intenções. No entanto, a atração foi um verdadeiro fiasco, chegando a deixar a Band em décimo lugar no ranking de audiência dos canais abertos. Por conta disso, teve vida curta.

[anuncio_1]

Poder feminino

Natalia Leite - Superpoderosas
Divulgação / Band

Superpoderosas foi inspirado na plataforma Escola de Você, criada por Ana Paula Padrão e Natália Leite (foto acima), que oferece cursos de crescimento pessoal voltados para mulheres. A ideia era levar este conceito para a TV, num programa que debatesse temas e trouxesse informações voltadas para o fortalecimento da mulher.

Natália Leite era a apresentadora da atração, que tratava de temas diversos todos os dias. Superpoderosas era baseado em entrevistas, recebendo especialistas e famosos debatendo vários assuntos contemporâneos sob a ótica feminina, no intuito de inspirar e prestar serviço.

Durante o tempo que ficou no ar, Superpoderosas recebeu convidadas de peso, como Carolina Ferraz, Helena Ranaldi, Maitê Proença e Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura. Mas, apesar da boa intenção, o programa não decolou. A atração derrubou a audiência das manhãs da Band e acabou rumando a um desfecho melancólico.

Décimo lugar

Superpoderosas - Band
Reprodução / Instagram

Superpoderosas estreou em 9 de abril de 2018 e, logo de cara, espantou o público da Band. Nos sete primeiros programas, a atração anotou média de 0,3 ponto na Grande São Paulo, derrubando o canal para o oitavo lugar entre as emissoras abertas.

Para se ter uma ideia, o programa chegou a ficar em décimo lugar em seus piores dias. No dia 11 de abril de 2018, por exemplo, Superpoderosas atingiu fraco 0,1 ponto de audiência, o que equivalia a apenas 7185 domicílios na Grande São Paulo.

No mesmo dia, a Globo liderou com 8,5 pontos na faixa, seguida de Record, com 5; SBT, com 4,6; TV Cultura, com 1,7; RedeTV!, com 0,8; Gazeta, com 0,6; Rede Vida, com 0,5; Rede Brasil, com 0,2; e TV Aparecida, com 0,2.

Antes da estreia de Superpoderosas, a Band exibia no horário os programas Dia Dia, Sempre Bem e Os Simpsons, que costumavam deixar a emissora em quinto lugar.

Extinção

Aqui na Band - Luís Ernesto Lacombe e Silvia Poppovic
Divulgação / Band

Curiosamente, a Band pouco se mexeu para tentar reverter a situação do Superpoderosas. A emissora manteve intacto o formato, que tinha mais cara de TV paga e pouco dialogava com o público da TV aberta. Com isso, a audiência não se modificou.

Assim, a Band decretou o fim da atração. A última edição do Superpoderosas foi ao ar no dia 2 de novembro de 2018. Na semana seguinte, a emissora lançou no horário uma faixa de desenhos animados.

Mas o canal não desistiu de produzir um programa matinal. Em maio de 2019, a emissora lançou Aqui na Band, com Silva Poppovic e Luis Ernesto Lacombe (foto acima). O programa ficou no ar até setembro de 2020. Depois disso, o canal lançou The Chef, com Edu Guedes, que está no ar até hoje.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor