André Santana

Simpática novela das sete da Globo exibida em 2001, Um Anjo Caiu do Céu estava cotada para ganhar uma reapresentação no Canal Viva. Com isso, a trama de Antonio Calmon, que sempre foi muito pedida para o Vale a Pena Ver de Novo, seria reprisada pela primeira vez na TV.

Um Anjo Caiu do Céu - Caio Blat e Tarcísio Meira
Divulgação / Globo

Porém, não será agora que a saga de João Medeiros (Tarcísio Meira) e o anjo Rafael (Caio Blat) ganhará as telinhas novamente. A expectativa era que Um Anjo Caiu do Céu substituísse Coração de Estudante na faixa das 12h40, mas o Viva acaba de confirmar: Corpo Dourado (1998), também de Calmon, será a próxima reprise do horário.

Mesmo considerando que essas trocas são comuns, não deixa de ser curioso que a reprise de Um Anjo Caiu do Céu tenha “caído” pouco tempo depois do folhetim ter sido disponibilizado, na íntegra, pelo Globoplay, através do projeto Resgate. Aparentemente, há uma “concorrência” entre o canal pago e o streaming da Globo.

Nostalgia

O Dono do Mundo - Antonio Fagundes e Malu Mader
Divulgação / Globo

Antes do Globoplay ser lançado, a esperança do noveleiro em rever uma novela ignorada pelo Vale a Pena Ver de Novo estava depositada no Viva. O canal, com uma programação que bebe da fonte da nostalgia, tornou-se um oásis para os fãs de um bom clássico.

Desde 2010, quando foi criado, o Viva tem oferecido um cardápio variado. O canal reprisou clássicos incontestáveis, como Vale Tudo (1988) e Roque Santeiro (1985), mas também trouxe de volta novelas que dificilmente ganhariam espaço nas tardes da TV Globo, como O Dono do Mundo (1991, foto) ou Paraíso Tropical (2007).

Ou seja, tanto um grande sucesso quanto um “cult” poderiam ter espaço por lá…

“Canibalização”

Kubanacan - Danielle Winits e Marcos Pasquim
Divulgação / Globo

No entanto, quando o Globoplay lançou o projeto Resgate, a “missão” do Viva se diluiu. Afinal, a plataforma resgata clássicos, mas também tramas menos badaladas, porém com muitos fãs. Kubanacan (2003) é um exemplo: não é considerada um êxito, mas tem fãs ardorosos.

Globoplay e Viva criaram um tipo de “sinergia” neste contexto, já que tramas reprisadas no canal pago costumam ser lançadas no projeto Resgate pouco tempo depois. Mas o contrário já não é tão comum: o Viva não lança uma novela que foi resgatada recentemente pelo Globoplay.

Neste caso, uma plataforma “canibaliza” a outra.

Descompasso

Um Anjo Caiu do Céu - Caio Blat e Débora Falabella
Divulgação / Globo

Assim, parece que o Viva não vê muito sentido em relançar uma novela que acaba de ganhar uma grande campanha de relançamento no Globoplay. Afinal, pode parecer que a “novidade” do Viva não é tão nova assim.

Em suma: pra que lançar Um Anjo Caiu do Céu, se a trama acaba de ser disponibilizada com pompa no streaming? Já Corpo Dourado tem mais cara de novidade, pois entrará no Globoplay apenas quando concluída a exibição no Viva.

Globoplay e Canal Viva estão disputando a tapa a atenção do mesmo público. E isso tem se refletido na escolha dos títulos a serem resgatados…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor