Fofoca fez atriz ser banida das novelas da Globo: “Fiquei magoada”

Cheias de Charme - Cláudia Abreu e Lady Francisco

Renato Rocha Miranda / Globo

A saudosa Lady Francisco (1935-2019) pode ser vista atualmente em dose dupla na Globo. A atriz interpreta a fofoqueira Generosa em Alma Gêmea (2005), trama do Vale a Pena Ver de Novo, e também faz uma participação especial em Cheias de Charme (2012) como Madame Kastrup.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cláudia Abreu e Lady Francisco em Cheias de Charme (Renato Rocha Miranda / Globo)

Musa da televisão brasileira dos anos 1970 e 1980, Lady Francisco ficou marcada por conta de seus inúmeros papéis em novelas na Globo. Porém, ela encarou uma triste geladeira da emissora, ficando seis anos afastada da telinha por conta de uma fofoca.

Lady Francisco faleceu aos 84 anos, em 25 de maio de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso em Alma Gêmea

Em Alma Gêmea, Generosa é a dona de uma sorveteria que está sempre de olho em tudo o que acontece pelas ruas da pequena cidade de Roseiral. Apesar de apontar o dedo para tudo e todos, ela também tem seu segredo: ela dançava num cabaré “trajando” apenas uma folha de uva. Além disso, ela passou a mão no dinheiro de Romeu (Luis Gustavo) no passado.

A personagem foi um dos vários tipos marcantes de Lady Francisco, que também fez sucesso numa participação em Cheias de Charme. Na trama, no ar em Edição Especial nas tardes da Globo, a veterana vive Madame Kastrup, cartomante de Chayene (Claudia Abreu).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Lady Francisco estreou na Globo em Cuca Legal (1975) e fez sucesso em novelas como Pecado Capital (1975), Escrava Isaura (1976), Marron Glacé (1979) e Louco Amor (1983). Porém, depois de interpretar Liana em Transas e Caretas (1984), ela ficou seis anos longe da TV.

Fofoca

Lady Francisco (Generosa) em Alma Gêmea (Divulgação / Globo)

Em entrevista à Folha de S. Paulo, em 18 de junho de 2000, Lady Francisco explicou porque ficou seis anos longe das novelas da Globo. A atriz contou que uma fofoca plantada pelo jornalista Nelson Rubens, atualmente apresentador do TV Fama (RedeTV!), teria queimado seu filme na emissora.

“Aqueles seis anos de jejum artístico foram causados por uma fofoca que o Nelson Rubens fez de mim sobre o Paulo Ubiratan (diretor, 1947-1998). Ele me gelou todo esse tempo. Eu era funcionária da Globo e não terceirizada, como acontece hoje com os atores. Fui mandada embora, fiquei magoada, pois amava a emissora. Ainda gosto muito dela, mas visto a camisa de onde estou trabalhando”, desabafou.

O retorno, porém, foi em grande estilo. Lady Francisco interpretou Yara, uma prostituta que se torna uma espécie de anjo da guarda na vida da protagonista Clara, vivida por Claudia Abreu, em Barriga de Aluguel (1990).

“Pesquisei a fundo a vida dessas mulheres e cheguei à conclusão que há uma característica comum entre elas: a de sair da vida e ver os filhos formados em doutores. Outras, no entanto, amam a profissão infinitamente, o que não é o caso da Yara. Sua vontade é casar e ela chora toda vez que vê uma noiva”, contou, ao jornal O Dia de 12 de agosto de 1990.

O que aconteceu com Lady Francisco, a Generosa de Alma Gêmea?

Apesar da fofoca maldosa que teria prejudicado sua carreira, Lady Francisco seguiu na ativa, acumulando participações na TV até o final de sua vida. Na Globo, ela atuou em Explode Coração (1995), O Amor Está no Ar (1997) e Por Amor (1997), entre várias outras.

A atriz também passou pela Record, atuando em Marcas da Paixão (2000) e Chamas da Vida (2008), e pelo SBT, onde fez uma participação especial num episódio de Meu Cunhado (2004).

Seu último trabalho foi Lorraine em Malhação: Vidas Brasileiras (2018). A veterana sofreu um acidente pouco depois e teve seu quadro de saúde agravado após uma isquemia. Depois de semanas internadas, Lady Francisco faleceu em 25 de maio de 2019, aos 84 anos, vítima da falência de múltiplos órgãos.

Sair da versão mobile