Fofoca fez atriz ser afastada das novelas da Globo: “Fiquei magoada”

Renato Rocha Miranda / Globo

Renato Rocha Miranda / Globo

Uma das atrizes mais bonitas das décadas de 1970 e 1980, Lady Francisco (1935-2019, foto abaixo com Cláudia Abreu, em Cheias de Charme) se destacou na TV e no cinema ao interpretar figuras sensuais e tipos cômicos, com destaque para a divertida manicure Gisela, de Louco Amor (1983), o maior êxito de sua carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renato Rocha Miranda / Globo

No entanto, no auge do sucesso, uma fofoca fez com que ela ficasse longe da telinha por um longo período, de 1984 até o seu retorno em 1990 – como a prostituta Yara, de Barriga de Aluguel.

Notícia maldosa

Divulgação / Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme Lady (foto acima com José Lewgoy, em Louco Amor) narrou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, de 18 de junho de 2000, a sua ausência dos folhetins se deu por conta de uma notícia maliciosa plantada por Nelson Rubens, hoje apresentador do TV Fama, da RedeTV!. Diante da repercussão negativa da matéria, a atriz acabou sendo demitida da Globo.

“Aqueles seis anos de jejum artístico foram causados por uma fofoca que o Nelson Rubens fez de mim sobre o Paulo Ubiratan (diretor, 1947-1998). Ele me gelou todo esse tempo. Eu era funcionária da Globo e não terceirizada, como acontece hoje com os atores. Fui mandada embora, fiquei magoada, pois amava a emissora. Ainda gosto muito dela, mas visto a camisa de onde estou trabalhando”, desabafou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Na ocasião da entrevista, Lady Francisco dava expediente na Record, como Marinalva, de Marcas da Paixão. A última passagem pela Globo havia sido O Amor Está no Ar (1997, foto abaixo com Nuno Leal Maia).

Perrengues

Divulgação / Globo

Durante o tempo em que ficou sem trabalho no Brasil, a atriz partiu para a Europa, onde permaneceu por 10 meses, se apresentando nos teatros de Portugal e Espanha. Segundo ela, a saudade dos seus animais de estimação a impediu de ficar por mais tempo.

Ao retornar ao país, a veterana comprou com o dinheiro que ganhou no exterior um apartamento em Laranjeiras. Como não aparecia nenhum convite para trabalhar, e temendo passar necessidades, ela passou a contar com o auxílio financeiro da filha Andréa e de sua mãe, Dona Matilde.

Lady, que sempre foi conhecida por conta do seu alto astral, revelou que entrou em depressão por estar há bastante tempo longe dos holofotes.

“Acho aquela música do Gonzaguinha o máximo: ‘O homem se humilha se castram o seu sonho. Seu sonho é sua vida e a vida é o trabalho. Sem trabalho o homem não tem honra. E sem honra, se morre, se mata’. Eu traduzo nessa letra o que eu passei durante os últimos anos. Além disso, não dá para a gente esperar mais nada quando se chega à minha idade”, contou ela em conversa ao jornal O Globo, de 26 de agosto de 1990.

Volta por cima

Divulgação / Globo

Contudo, os tempos difíceis ficaram para trás quando Lady Francisco recebeu um convite de Wolf Maya para trabalhar em Barriga de Aluguel (1990) – ela estava longe do vídeo desde Transas e Caretas (1984), na qual brilhou como Liana.

Em ‘Barriga’, trama de Gloria Perez, Lady interpretou Yara, uma prostituta firme e decidida que se torna cúmplice dos dramas da jovem Clara (Cláudia Abreu, foto acima), com quem divide um apartamento. É Clara quem aluga o ventre para gerar o filho de Ana (Cássia Kis).

Lady Francisco afirmou, em entrevista ao jornal O Dia, de 12 de agosto de 1990, que não encontrou problemas para a composição dessa personagem, uma vez que foi premiada várias vezes interpretando esse tipo de papel.

“Pesquisei a fundo a vida dessas mulheres e cheguei à conclusão que há uma característica comum entre elas: a de sair da vida e ver os filhos formados em doutores. Outras, no entanto, amam a profissão infinitamente, o que não é o caso da Yara. Sua vontade é casar e ela chora toda vez que vê uma noiva”, analisou.

No entanto, embora habituada a interpretar perfis que exploravam a sensualidade, Lady Francisco admitiu que esse tipo de trabalho sempre foi desafiador.

“Porque sexualmente sou uma mulher bem pacata”, garantiu.

Últimos trabalhos

Divulgação / Globo

Na última década, a atriz participou de novelas como Cheias de Charme (2012), Saramandaia (2013), Geração Brasil (2014), Totalmente Demais (2015) e Malhação – Vidas Brasileiras (2018), sendo esse o seu último trabalho na televisão.

A veterana, que havia se acidentado no ano anterior, teve o seu quadro de saúde agravado após uma isquemia. Depois de semanas internadas, Lady Francisco nos deixou em 25 de maio de 2019, aos 84 anos, vítima da falência de múltiplos órgãos.

Na época, ela estava no ar como a cartomante Madame Consuelo em Por Amor (1997), que estava sendo reexibida pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo.

Sair da versão mobile