A Favorita, novela de 2008 que está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo, marcou a estreia do autor João Emanuel Carneiro no horário das nove da Globo, inovando ao omitir do telespectador quem era a verdadeira vilã: Flora (Patrícia Pillar) ou Donatela (Claudia Raia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na história, as duas ex-amigas formavam a dupla sertaneja Faísca e Espoleta, que teve um fim quando Flora foi presa acusada de matar Marcelo Fontini (Flavio Tolezani), marido de Donatela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após 18 anos de reclusão, a loira deixa a prisão disposta a provar sua inocência colocando a culpa na ex-parceira e reencontrar sua filha Lara (Mariana Ximenes), fruto de seu relacionamento extraconjugal com Marcelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Do outro lado, Donatela teve uma vida de rainha na mansão dos Fontini, casada com Dódi (Murilo Benício) e criando a filha de Flora como se fosse sua ao lado dos avós Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes).
Quando descobre que sua agora rival saiu da cadeia, ela não mede esforços para impedi-la a todo custo.
Revelação
Durante três meses, A Favorita mostrou os dois lados da história. Até que no capítulo 56, em 5 de agosto de 2008, foi revelado ao público quem era a verdadeira assassina: Flora.
Em cena de flashback, foi revelado ao público que a loira discutiu com o amante Marcelo. Convencida de que o empresário amava Donatela, a personagem de Patricia Pillar atira e o mata.
A partir daí, o público fica sabendo quem é quem e a história toma outro rumo.
Após muitas idas e vindas, no final da novela Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) se casam e Flora invade o apartamento deles em plena lua-de-mel. Apesar de dar um tiro no jornalista, a vilã é contida por Lara e acaba presa. Já o casal termina a trama junto e feliz.
Na cadeia, Flora recebe uma nova colega de cela – Luzia (Fabíula Nascimento) – e se apresenta como Donatela.
Na derradeira cena do folhetim, Donatela, emocionada, relembra quando ela e Flora eram meninas e cantavam juntas. No final, Flora se declara para Donatela dizendo que ela é a sua favorita, justificando, assim, o título da novela.