Quarenta e dois dias: esse foi o período em que a nova grade de programação vespertina da Globo conseguiu ficar no ar em Goiás. A partir desta segunda, dia 16, a TV Anhanguera fingirá que nada aconteceu e irá voltar a usar o mesmo desenho adotado pelos demais estados, com o jornal local indo ao ar após o Encontro, sendo sucedido pelo Globo Esporte.

A mudança, que havia sido implantada em caráter de testes em Goiás e na Bahia, tinha como meta frear o crescimento do Balanço Geral, da Record. Entre 5 de outubro e 14 de novembro, o esportivo foi ao ar às 11h45, enquanto o Jornal Anhanguera e o Bahia Meio-Dia entravam por volta de 12h10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em Goiânia, a inversão foi um desastre para a audiência da TV Anhanguera. O Globo Esporte mais cedo provocou uma migração massiva de público para os telejornais locais da Record e do SBT, que começam no mesmo horário. O JA1, entrando no ar depois deles, perdeu terreno e passou a ocupar o terceira lugar em alguns dias.

Inicialmente, a intenção da Globo era continuar com os testes nas duas cidades até o final definitivo do período eleitoral, no próximo dia 29. Os resultados baixos no centro-oeste do país foram um banho de água fria nos executivos da emissora, que acabaram liberando o recuo precoce da afiliada para a programação normal.

Na capital baiana, a inversão continuará nas próximas semanas. Por lá, o Globo Esporte se revelou mais competitivo entrando no ar mais cedo, além da troca ter beneficiado também o Jornal Hoje. Os resultados do noticiário de Maju Coutinho subiram em Salvador graças ao bom desempenho do Bahia Meio-Dia, que não lidera, mas entrega melhor do que as notícias esportivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A reportagem do TV História apurou que a Globo decidirá nos próximos dias se Salvador também voltará ao desenho de todo o país após o período eleitoral, ou se a emissora escolherá uma nova praça para testar a nova programação antes de descartar a ideia completamente.

Compartilhar.