O canal Viva bateu o martelo e definiu que Cobras & Lagartos, sucesso de João Emanuel Carneiro exibida em 2006, substituirá Sinhá Moça (2006) na faixa das 15h30. A novidade começa em agosto.

Mariana Ximenes em Cobras & Lagartos
Mariana Ximenes em Cobras & Lagartos

Originalmente, a trama teve a incumbência de substituir Bang Bang (2005), um fracasso da faixa das 19h, e a espinhosa missão de elevar a audiência do horário. Tarefa que foi cumprida com louvor.

Tanto que, depois do êxito de Cobras & Lagartos, João Emanuel Carneiro foi “promovido” à faixa das nove, consolidando-se como um dos principais autores de novela da Globo. O autor volta ao ar em breve em Mania de Você, substituta de Renascer.

Leia também: Atriz morre 15 dias depois da volta de sua primeira novela na Globo

Qual novela substituirá Sinhá Moça no Viva?

Cobras & Lagartos foi a novela escolhida para substituir Sinhá Moça no Viva. A trama gira em torno da briga pela herança de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), o milionário dono da Luxus, uma loja especializada em artigos de luxo.

O ricaço sabe que tem pouco tempo de vida e, por isso, se disfarça de faxineiro para conhecer a verdadeira índole das pessoas. É assim que ele conhece Duda (Daniel de Oliveira), um motoboy com coração de ouro que se apaixona por Bel (Mariana Ximenes), a sobrinha de Omar.

O milionário teme deixar sua herança para Bel, já que ela é noiva de Estevão (Henri Castelli), um interesseiro que é amante de Leona (Carolina Dieckmann), outra sobrinha de Omar. Leona é filha de Milu (Marília Pera), uma perua interesseira que faz de tudo para colocar a mão na herança de Omar.

Para que sua fortuna não caia nas mãos dos familiares interesseiros, Omar elege Duda seu herdeiro. No entanto, o rapaz é homônimo de Foguinho (Lázaro Ramos) – ambos se chamam Daniel Miranda – , que acaba sendo confundido com o herdeiro. Assim, Foguinho fica com a fortuna de Omar, para a alegria de Ellen (Taís Araújo), uma interesseira ex-namorada que trabalha como vendedora da Luxus.

Leia também: Quatro novelas da Globo que ninguém lembra que Fernanda Torres fez

Novela salvadora da pátria

Daniel de Oliveira e Carolina Dieckmann em Cobras & Lagartos
Daniel de Oliveira e Carolina Dieckmann em Cobras & Lagartos

Cobras & Lagartos foi a segunda novela de João Emanuel Carneiro, que estreou na faixa das 19h com Da Cor do Pecado. Esta última fez um sucesso arrebatador, com 43 pontos de média, o que deu prestígio ao autor.

Por isso, Carneiro foi escalado para escrever a trama que substituiria Bang Bang, trama de western de Mário Prata que afundou a faixa das sete da Globo. Assim surgiu Cobras & Lagartos, que, em pouco tempo, elevou a audiência perdida pela história anterior.

A produção, que marcou a estreia de Lázaro Ramos nos folhetins, alcançou 38,3 pontos de média de audiência. Com isso, tornou-se a segunda novela das sete mais vista da década de 2000, atrás apenas de Da Cor do Pecado.

Com dois recordes nas costas em seus dois primeiros trabalhos, João Emanuel Carneiro foi alçado ao horário nobre da Globo. O autor migrou para a faixa das nove e lançou A Favorita (2008). Na sequência, emplacou Avenida Brasil (2012), que até hoje é considerada uma das melhores novelas da Globo.

Curiosamente, Cobras & Lagartos não foi bem em sua segunda exibição. A trama foi ao ar no Vale a Pena Ver de Novo em 2014 e registrou uma das piores audiências da sessão, com 12,4 pontos de média.

Leia também: Nova personagem entra para separar casal em No Rancho Fundo

Quando estreia Cobras & Lagartos no Viva?

Cobras & Lagartos volta ao ar no Viva a partir do dia 5 de agosto, na faixa das 15h30. A trama substitui Sinhá Moça, que está na reta final.

Antes disso, o canal coloca no ar Viver a Vida (2009), que substituirá América a partir do dia 22 de julho. A novela de Manoel Carlos, também estrelada por Taís Araújo, será exibida na faixa das 22h50.

Leia também

Astro dos anos 90 morreu cedo após lutar contra excesso de peso

Personagem surpreende e deixa a máscara cair em Família é Tudo

Demitida do SBT, musa sempre escondeu relação com Silvio Santos: “Só me ferrei”

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor