A vila rural onde se passa a trama de Renascer não tem polícia. Ao menos, é essa a impressão que a novela da Globo passa ao público. Afinal, vários crimes já foram cometidos ali, e nenhum deles foi investigado.

Vladimir Brichta em Renascer
Vladimir Brichta em Renascer

José Venâncio (Rodrigo Simas) foi morto a tiros e sua morte ficou por isso mesmo, apesar de o rapaz ser filho do maior fazendeiro da região. É como se a zona rural de Ilhéus fosse uma “terra sem lei”.

Mas, finalmente, esse erro será corrigido nos próximos capítulos. Um novo personagem vai entrar na novela de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, para colocar ordem nessa bagunça.

Novo personagem

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, Edmilson Barros entra em breve no elenco de Renascer. O ator viverá o delegado Nórcia, que chega à trama para investigar os crimes da novela das nove da Globo.

Curiosamente, mais um crime terá que acontecer para aparecer um delegado na novela. Nórcia aparecerá para investigar o roubo de cacau e a sabotagem nas roças de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Os crimes, claro, serão cometidos por Egídio (Vladimir Brichta).

Com a chegada do delegado, finalmente a morte de José Venâncio começará a ser investigada. Além disso, Nórcia também deve tentar desvendar o atentado contra Egídio, que será vítima de uma tocaia nos próximos capítulos.

Terra sem lei

Edmilson Barros em Pega Pega
Edmilson Barros em Pega Pega

A chegada do delegado em Renascer corrige um grave erro da novela. Desde o início da trama, vários crimes já aconteceram nas fazendas de cacau do interior da Bahia, mas nenhum deles foi investigado.

Na primeira fase, José Inocêncio (Humberto Carrão) foi vítima de várias tocaias, mas tudo ficou por isso mesmo. Já Firmino (Enrique Diaz) foi morto por Belarmino (Antonio Calloni) com requintes de crueldade, mas nada aconteceu com ele.

Aliás, se o assassinato de Firmino tivesse sido investigado, Egídio não teria tanto ódio de José Inocêncio, já que o vilão acredita que foi o fazendeiro quem matou seu pai. Enquanto isso, Belarmino também foi assassinado, outro crime sem solução na novela.

Impunidade

Na segunda fase da novela, outros crimes não tiveram maiores consequências. Damião (Xamã), por exemplo, matou o homem que o havia mandado eliminar José Inocêncio e o assassinato não teve desdobramentos.

Depois, José Venâncio foi morto a tiros pelo próprio Egídio em um crime terrível, que teve grande repercussão na vila. Mas, estranhamente, a morte do rapaz não rendeu qualquer investigação. Meses já se passaram na novela e ninguém tocou no assunto.

Resta agora esperar a chegada do delegado Nórcia para saber se haverá alguma explicação para tamanha demora. Ou se tudo vai acabar em pizza, como vem acontecendo desde o início da novela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor