André Santana

O início de Terra e Paixão ficou marcado pelo maior erro da novela até então: insistir na trama da sucessão da família Lá Selva, que acabou ficando repetitiva e cansou o público. Agora que o tema esfriou, Walcyr Carrasco deve resgatar o assunto para resolvê-lo de uma vez por todas (ou não).

Irene (Gloria Pires) e Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão
Irene (Gloria Pires) e Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

No início de novela das nove da Globo, Irene (Gloria Pires) vivia para emplacar o filho Daniel (Johnny Massaro) como sucessor de Antônio La Selva (Tony Ramos) nos negócios da família. Para isso, ela armou e manipulou muita gente na tentativa de tirar o enteado Caio (Cauã Reymond) do páreo e garantir sua herança.

Mas, desde a volta de Agatha (Eliane Giardini), o objetivo de Irene foi esquecido no churrasco. A vilã, agora, só pensa em destruir a primeira esposa de Antônio, que todos acreditavam estar morta. Com isso, ela até se esqueceu do ódio que nutria contra Aline (Barbara Reis), a quem atribuiu a culpa pela morte de Daniel.

Porém, seria bom Irene ficar esperta e voltar a pensar na sucessão. Afinal, Aline é justamente sua maior inimiga, que pode ser a verdadeira sucessora de Antônio. Será?

[anuncio_1]

Teorias

Barbara Reis e Tony Ramos em Terra e Paixão
Barbara Reis (Aline) e Tony Ramos (Antônio) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Há muitas teorias sobre a verdadeira relação entre Antônio e Aline. Uma delas diz que o fazendeiro, na verdade, seria irmão de Samuel (Ítalo Martins), o marido falecido da professora. Isso explicaria porque, no passado, o pai de Antônio entregou a Samuel a famosa terra vermelha de Aline.

No entanto, a teoria preferida dos espectadores que comentam Terra e Paixão na web é a de que Aline seria filha de Antônio. Jussara (Tatiana Tibúrcio) já comentou que conhecia o fazendeiro de outros carnavais, o que pode indicar que os dois tiveram um casinho no passado.

Caso essa teoria seja verdadeira, Caio não seria filho biológico de Antônio, já que isso inviabilizaria o romance entre o rapaz e a mocinha da novela. Neste caso, ele seria filho de Gentil (Flavio Bauraqui), e Agatha escondeu a verdade para enganar o ricaço.

[anuncio_2]

A sucessora

Barbara Reis em Terra e Paixão
Barbara Reis em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Em seu perfil no Twitter, o colunista do TV História Sergio Santos, o Zamenza, apontou que, caso Aline realmente seja filha de Antônio La Selva, a trama de Terra e Paixão sofreria uma reviravolta interessante. Afinal, isso faria da professora a herdeira legítima do patrimônio dos La Selva.

E mais: também existe a possibilidade de Petra (Debora Ozório) não ser filha do fazendeiro. Afinal, Irene já enganou o marido ao afirmar que Daniel era filho dele, sendo que, na verdade, o rapaz era herdeiro de Ademir (Charles Fricks). Deste modo, Petra pode muito bem também ser filha do “tio”.

Leia também: Tragédia e reclusão: três narradores famosos que sumiram da TV

Assim, a única filha biológica de Antônio seria justamente Aline. Ou seja, a professora que comprou briga com o poderoso fazendeiro seria sua verdadeira sucessora. Uma virada e tanto!

[anuncio_3]

Trama perdida

Terra e Paixão - Gloria Pires
Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

No início de Terra e Paixão, a obsessão de Irene pela sucessão era tanta que a personagem chegou a irritar o público. Nas redes sociais, muita gente reclamou da cansativa repetição da palavra “sucessão” e “sucessor”, já que a megera não falava de outra coisa.

Mas o autor Walcyr Carrasco já promoveu tantas mudanças para tentar elevar a audiência de Terra e Paixão que o plot inicial foi simplesmente abandonado. A volta de Agatha levou a trama e seus personagens para outro caminho, bem diferente do começo da história.

Agora é esperar para saber se vai ficar por isso mesmo ou, em algum momento, a trama sobre a sucessão de Antônio será retomada. Se Aline for mesmo a única herdeira, este plot vai ganhar contornos bem mais interessantes, já que Irene terá um motivo real para perseguir a mocinha. Fica a dica, Walcyr!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor