Finalmente: Globo cumpre promessa e anuncia volta novela de 37 anos atrás

A partir de 4 de dezembro, emissora vai fazer a alegria dos fãs das tramas dos anos 1980

Whatsapp

A Globo vai cumprir uma promessa feita no início do projeto de resgate de suas novelas e fazer a alegria dos fãs das tramas dos anos 1980 em dezembro. A emissora vai trazer de volta a novela Cambalacho, um grande sucesso da faixa das sete exibida em 1986. Escrita por Silvio de Abreu, a trama é estrelada por Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, além de contar com nomes como Edson Celulari e Natália do Vale.

Edson Celulari em Cambalacho
Edson Celulari em Cambalacho

Cambalacho terá todos os seus capítulos disponibilizados no Globoplay a partir de segunda-feira (4). Trata-se de mais uma atração do Projeto Resgate, que traz de volta uma novela dos arquivos da emissora carioca a cada duas semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comédia das 19h

Fernanda Montenegro em Cambalacho
Fernanda Montenegro em Cambalacho

Cambalacho é uma das mais clássicas novelas das sete da Globo. A trama é uma comédia rasgada, bem no estilo das produções oitentistas que marcaram o horário. A novela marca a retomada da parceria entre o autor Silvio de Abreu e a atriz Fernanda Montenegro, dobradinha que fez sucesso em Guerra dos Sexos (1983).

A trama gira em torno de Naná (Fernanda) e Gegê (Gianfrancesco Guarnieri), dois trambiqueiros que sobrevivem na base do “cambalacho”. Naná faz de tudo para ganhar dinheiro para conseguir manter a filha Daniela (Louise Cardoso) estudando na Suiça. E, para se redimir dos trambiques, ela leva crianças desamparadas para viver em sua casa.

Leia mais

Mas Naná vê sua vida mudar quando o milionário Antero Souza e Silva (Mário Lago) morre e deixa toda a sua fortuna para ela, que é sua filha perdida. Isso gera a fúria da vilã Andréia (Natália do Vale), viúva de Antero que se casou com ele por interesse e, inclusive, foi a responsável por sua morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Personagens marcantes

Evandro Mesquita e Regina Casé em Cambalacho
Evandro Mesquita e Regina Casé em Cambalacho

Após o enorme sucesso de Guerra dos Sexos, Silvio de Abreu voltava à comédia despudorada com a intenção de fazer uma crítica social. O autor pretendia fazer uma crítica às “pequenas corrupções” que são “aceitáveis” dentro da sociedade. No entanto, a mensagem acabou diluída no meio da comédia.

Cambalacho é uma trama cheia de personagens marcantes. Além da dupla de protagonistas, a novela marcou a carreira de Natália do Vale, que roubou a cena como a terrível vilã Andréia, a “perigosa”.

Outros personagens marcantes são o bailarino Thiago (Edson Celulari) e a mecânica Ana Machadão (Débora Bloch), um casal que subvertia a ordem do que era considerado “masculino” e “feminino” nos anos 1980. Mas, sem dúvidas, o tipo mais lembrado é a tresloucada Tina Pepper (Regina Casé), fã de Tina Turner que sonhava em ser uma grande cantora.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Cambalacho estreia no Globoplay?

Gianfrancesco Guarnieri em Cambalacho
Gianfrancesco Guarnieri em Cambalacho

Com 173 capítulos, Cambalacho foi considerada um fenômeno em sua exibição original, de março a outubro de 1986. Com média geral de 56 pontos, a trama chegou a superar a audiência da novela das oito, um feito e tanto.

A novela foi reprisada na Globo em 1991, no Vale a Pena Ver de Novo. Ela também ganhou um repeteco no canal Viva, em 2015. Atualmente, Cambalacho também pode ser vista no canal Viva 80 Fast, um serviço gratuito do Globoplay.

Mas, para quem prefere maratonar os capítulos, a opção será assistir pelo catálogo do Goboplay. A trama entra na íntegra a partir do dia 4 de dezembro.

Whatsapp


Leia também