Pedra no sapato de muitas personagens de Laços de Família, como Silvia (Eliete Cigarini), Cintia (Helena Ranaldi) e Camila (Carolina Dieckmann), entre outros, Íris (Deborah Secco) por pouco não teve um final trágico na novela, que está sendo reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo pela Globo.

Em 24 de janeiro de 2001, o autor Manoel Carlos disse ao jornal Folha de S.Paulo que ainda não havia decidido o que aconteceria com a vilã, mas a morte dela era uma grande possibilidade.

“Ainda estou em dúvida se ela morre, se fica com o Pedro ou se acaba sozinha. Vou decidir isso no último minuto antes de gravar”, informou.

Dias antes, em 14 de janeiro, o jornal O Estado de S. Paulo cogitou outro desfecho para a garota, que perdeu o cavalo Vilão e descobriu que poderia salvar a vida de Camila através de um transplante de medula, mas disse que nunca faria isso.

A possibilidade seria fazer com que ela sofresse um grave acidente de carro e, agonizando no hospital, pedisse perdão a todos e permitisse que sua medula fosse doada para Camila, de acordo com a reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Sucesso entre as crianças

O fato é que Íris fez muito sucesso, para o bem ou para o mal, se tornando uma das personagens mais populares da trama, inclusive entre as crianças, segundo o jornal O Globo de 14 de janeiro daquele ano.

“Ê impressionante como a criançada ama a Íris. Não sei explicar o motivo, mas acho que é porque ela é moleca e impulsiva”, sugeriu a atriz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Atriz estava ansiosa para saber o final

“Ela é uma das personagens mais sofridas da novela. É claro que a Camila está doente e passando por uma fase difícil, mas é só uma fase. A Íris sofrerá de um dos piores males da humanidade. Ela nunca teve orientação e atenção adequadas”, enfatizou. “Não estou querendo justificar as tramóias de Íris, mas o Manoel Carlos é muito coerente e ela faz tudo só para conseguir ser amada e feliz. Ela acredita estar apenas seguindo uma meta”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Deborah, de acordo com a matéria, estava apreensiva pelo desfecho da personagem. “Estou ansiosa para saber o final, mas prefiro não torcer para não me decepcionar depois. Existe a possibilidade de ela morrer, de terminar com Pedro ou de ficar mais só. Esta última seria um castigo”, destacou. “Se não ficar ao lado de Pedro, queria que, pelo menos, ela tivesse uma noite de amor com ele. Ou, quem sabe, uma conversa séria. Só para este amor ter uma resolução”, concluiu.

No final das contas, Íris acabou tendo a vida poupada por Maneco, que, ainda por cima, lhe deu um final feliz ao lado de Pedro (José Mayer). No último capítulo, junto do amado, ela ainda anuncia que está grávida.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor