Em Renascer, a Professora Lu, personagem de Eli Ferreira, promete causar uma rivalidade entre os filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e militar pela causa da educação.

Eli Ferreira como Lu em Renascer
Eli Ferreira como Lu em Renascer (divulgação/Globo)

A princípio, a educadora resiste em falar sobre o seu passado. Mas se dedica a lecionar na escola da vila, ensinando as crianças que vivem ali e não tinham acesso à educação.

A professora se aproxima de João Pedro (Juan Paiva), fazendo muita gente acreditar que um romance acontecerá. No entanto, o final de Lu é surpreendente.

Quem foi a professora Lu na primeira versão de Renascer?

Na primeira versão escrita em 1993, foi a atriz Leila Lopes, em seu terceiro trabalho na TV, quem deu vida a inocente professora, que causou frisson entre os marmanjos por fazer a linha recatada, porém sensual.

Por causa do assédio masculino, a atriz falecida em 2009 obteve diversos convites para posar nua em revistas, mas sempre declinava dos chamados.

Para ela, a personagem não justificava a nudez, nem nas cenas da obra de Benedito Ruy Barbosa, nem fora dos sets de filmagem.

Quem é a professora Lu em Renascer?

João Pedro (Juan Paiva) e Lu (Eli Ferreira) em Renascer
João Pedro (Juan Paiva) e Lu (Eli Ferreira) em Renascer (divulgação/Globo)

Em Renascer, Benedito Ruy Barbosa usou a professorinha como uma espécie de voz aos magistrados de todo o país, que sofre com a desvalorização, baixos salários e péssimas condições de trabalho.

A professora Lu da primeira versão de Renascer não perdia a oportunidade de militar pela educação. Mas a figura não era e não se resume somente a ser uma militante com pegada sensual.

Porém, Lu acaba mexendo com muita gente em Renascer. Ela, inclusive, desperta o interesse de José Augusto (Renan Monteiro) e José Bento (Marcello Melo Jr.).

Com quem fica a professora Lu em Renascer?

Na primeira versão de Renascer, em 1993, Lu terminou se casando, mas não foi com nenhum dos filhos de Zé Inocêncio. Ela se uniu a Rafael (Kadu Moliterno), personagem que entrou na trama com ela já em andamento.

Depois do casório, que aconteceu na fazenda do produtor de cacau, os dois apaixonados decidiram deixar Ilhéus rumo a São Paulo, sendo este o final da educadora.

Mas pode haver mudanças na nova versão. Como Zinho (Cosme dos Santos) foi transformado em Zinha (Samantha Jones), uma jovem lésbica, existe a possibilidade de a moça se envolver com a professora Lu. A interação inicial delas, que dividem um quarto na casa de Morena (Ana Cecília Costa), indica que algo mais pode acontecer ali.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor