Final inédito: Alma Gêmea teve desfecho alternativo gravado pela Globo

Alma Gêmea

Sucesso incontestável de audiência em sua exibição original, entre 2005 e 2006, Alma Gêmea gerou revolta no público com o desfecho do casal Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin). Além disso, o autor revelou, na época, que escreveu alguns finais alternativos para a trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O amor do botânico pela índia, reencarnação de sua amada Luna (Liliana Castro), encantou o telespectador. Só que a morte dos dois, após os maus bocados que passaram nas mãos de Cristina (Flávia Alessandra), desagradou a audiência. Nesta sexta (21), o último capítulo foi exibido pelo canal Viva e certamente desagradou muita gente também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações do público

O Jornal de Brasília, de 24 de fevereiro de 2006, publicou vários protestos de pessoas que acompanhavam Alma Gêmea, indignadas com as resoluções do autor Walcyr Carrasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“Se esse final for ao ar, o autor vai fazer jus ao nome dele: ele será um carrasco”, esbravejou a aposentada Maria de Lourdes Carvalho do Nascimento, então com 78 anos.

A dona de casa Vera Perrone, na época com 61 anos, também demonstrou irritação:

“Isso é um absurdo. Queria que o mal fosse punido, chega de maldade! Eu esperava que, pelo menos na ficção, o bem vencesse. O mundo já anda tão ruim…”.

“A morte deles frusta muito as pessoas que acompanham a novela. Tomara que Walcyr mude esse final”, rogou Lívia Peixoto, então com 82.

A professora aposentada Vera Lúcia Araújo, aos 55, não conseguia compreender as razões que levaram o novelista a mostrar Rafael e Serena sendo felizes em outras vidas:

“Quem morreu não voltou para contar como é lá. Eles têm que ser felizes aqui, no mundo que a gente conhece. Se eles morrem, ficarei extremamente arrependida de ter acompanhado. Puxa, a novela toda foi um encantamento só”.

Surpresa para o elenco

Não foi apenas o público que ficou chocado com esse final… O elenco da trama foi pego de surpresa ao receber o capítulo de número 227, o último.

Eles não entenderam a razão do roteiro ter sido entregue em casa. De acordo com a publicação, a produção do folhetim informou ao elenco que os atores envolvidos nas cenas finais iriam receber as suas falas apenas no dia da gravação, que aconteceu depois do Carnaval daquele ano.

Na última linha do capítulo que se encontrava nas mãos do elenco, o autor agradeceu ao time e fez uma anotação, no mínimo, estranha: “O final eu decido na última semana”. Um ator, que não preferiu ser identificado, declarou:

“Isso tudo está muito estranho. Os capítulos de Walcyr sempre foram muito bem escritos e me surpreendi ao ler o que chegou. O final dos vilões está sem pé nem cabeça e não acredito que ele vá matar o casal”.

Desfechos diferentes

Para garantir o mistério em torno do capítulo final de Alma Gêmea, que ostentava média de 38 pontos com 61% de participação no número de televisores ligados (share), Walcyr Carrasco tentava despistar a imprensa com informações desencontradas.

“Escrevi finais diferentes, porque não quero que seja divulgado. Quero que o público se emocione com um final surpreendente”, alegou ele em entrevista ao jornal Extra, em 2006.

Nos bastidores da gravação, pessoas da produção afirmavam que o capítulo recebido pelo elenco tinha um número de páginas menor que o normal (cerca de 20) e não explicava o que realmente iria acontecer com Rafael e Serena depois do confronto final com Cristina.

Nos bastidores, de acordo com notícias da época, houve quem acompanhasse a gravação de Priscila Fantin e David Lucas, na qual Terê salvava a amiga Serena. Dessa forma, a novela teria mais de um final gravado, como aconteceu com A Próxima Vítima, por exemplo. A emissora, infelizmente, não costumava guardar essas cenas extras.

O final que foi ao ar

No capítulo exibido em 12 de março de 2006, o casal Rafael e Serena, para decepção de muitos que acompanharam os 227 capítulos de Alma Gêmea, acabam morrendo.

Tudo tem início quando a mãe de Cristina, Débora (Ana Lúcia Torre), morre envenenada. Completamente transtornada, ela sequestra a indígena e acaba acertando o coração de Rafael com um tiro, enquanto ele tentava proteger sua a amada.

Serena ainda tenta socorrer Rafael, mas acaba sofrendo um infarto fulminante. Os dois ainda se beijam apaixonadamente antes de morrerem. Em seguida, os dois reaparecem na gruta onde Serena via a rosa Luna e, durante uma sucessão de imagens, o casal aparece com várias feições diferentes e vestidos de acordo com suas vidas passadas.

Já Cristina, de posse das joias de Luna, sua falecida prima, volta para o casarão em chamas e acaba sendo levada para dentro de um espelho por um espírito das trevas. Ao notar que ela está presa, a vilã se desespera e o espelho explode logo em seguida.

Sair da versão mobile