Final emocionante: saiba o que acontece com o Velho do Rio em Pantanal

Whatsapp

A região do Pantanal sul mato-grossense tem sido alvo de inúmeros ataques. E a novela da Globo não deixou de abordar este mal que acomete o bioma. A atualização de Bruno Luperi ao texto do autor Benedito Ruy Barbosa inclui retratar os incêndios que ameaçam a vida no local. O Velho do Rio (Osmar Prado), então, corre o risco de ser desaparecer em meio a tanta destruição.

Osmar Prado

A entidade que protege a natureza será uma das muitas vítimas das queimadas. Na tentativa de salvar a fauna e a flora pantaneira, o Velho do Rio se arrisca ao ponto de quase ser derrotado pela ação do homem.

Trata-se de uma sequência simbólica na novela das nove da Globo. A destruição daquela região chega a tal ponto que quase vitima justamente o guardião de toda aquela paisagem. Ou seja, Pantanal mostra que a ação do homem pode acabar com a natureza de maneira irreversível.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontece com o Velho do Rio?

Pantanal

Diante de toda a destruição, o Velho do Rio se empenha em salvar a vida do Pantanal. A entidade decide enfrentar os bandidos responsáveis por tamanha destruição, mas será engolido pelas chamas que incendeiam a região.

Enquanto isso, José Leôncio (Marcos Palmeira) sente que algo muito ruim está acontecendo. O “rei do gado” fica angustiado, com dor no peito, e decide orar para seus santos, pedindo que as coisas melhorem.

Já o Velho do Rio, em forma de sucuri, acaba sendo salvo. Ele é levado pelos bombeiros para um Centro de Reabilitação Animal, onde recupera suas forças e consegue voltar para proteger o Pantanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucessão

Marcos Palmeira

O Velho do Rio, então, vence a batalha, mas sabe que a guerra está apenas começando. O protetor do Pantanal segue com sua incansável luta para proteger o bioma, além de zelar pela família de José Leôncio.

E assim ele deve seguir até o final da novela. Se o remake mantiver o mesmo desfecho da versão original, o Velho do Rio só sairá de cena no último capítulo, quando escolher um sucessor para levar seu manto e seguir protegendo o Pantanal.

O escolhido é José Leôncio. O fazendeiro tem um infarto e morre logo depois de finalmente se casar com Filó (Dira Paes). Ao morrer, ele finalmente se encontra com o Velho do Rio, que revela ser Joventino, seu pai. Ele explica ao filho que morreu caçando marruá, mas permaneceu ali para proteger a natureza.

José Leôncio se emociona e pergunta ao pai porque ele não o viu antes, quando todo mundo dizia que existia um Velho do Rio. O encantado, então, revela que não aparecia para o filho porque ele nunca acreditou em sua existência.

“Nossa história não termina aqui. Tem seus filhos, seus netos… Você tem que cuidar deles como eu cuidei de você. Agora, estou cansado dessa vida, chegou a minha hora de descansar. Cuida bem da tua comitiva”, diz o Velho, virando sucuri e desaparecendo.

Assim, José Leôncio vê o pai partir de vez e assume seu lugar como Velho do Rio. Já Filó se torna a herdeira do marido, e os negócios de José Leôncio passam a ser tocados pelos seus filhos Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos).

Whatsapp


Leia também