A reta final de Elas por Elas foi de tirar o fôlego. A emoção aumentou na mesma proporção da loucura de Helena (Isabel Teixeira), que, após sequestrar Jonas (Mateus Solano), tentou se livrar da irmã bastarda.

Rayssa Brattilieri em Elas por Elas
Rayssa Brattilieri em Elas por Elas

A rivalidade com Ísis (Rayssa Bratillieri) permeou toda a novela e foi o foco do clímax do enredo criado por Thereza Falcão e Alessandro Marson, baseado na obra de Cassiano Gabus Mendes. A última semana foi praticamente toda focada no duelo das filhas de Sérgio (Marcos Caruso).

Por isso mesmo, o final de Ísis deveria ter sido mais bem elaborado pelos autores. Pelo tamanho que a briga entre Helena e Ísis tomou na narrativa, o público merecia saber os desdobramentos do duelo final. O que não aconteceu.

Duelo final

Helena e Ísis protagonizaram altas brigas durante Elas por Elas. A ricaça não suportava o fato de seu filho Giovanni (Filipe Bragança) namorar a filha de sua maior inimiga, Adriana (Thalita Carauta). Por isso, fez de tudo para derrubar a garota, que nunca baixou a cabeça para a megera.

Mas, nos capítulos finais, a briga entre elas ganhou contornos mais intensos. Ao descobrir que Ísis era sua irmã, Helena ficou com ainda mais ódio da veterinária. Por conta deste ódio, a vilã até desistiu de fugir, apenas para acabar com a inimiga.

Helena, então, armou uma cena para forjar sua morte e simular que foi assassinada por Ísis. Assim, ela seria mandada para a cadeia, longe de Giovanni, e ainda perderia o direito à herança de Sérgio. Por conta da armação da megera, Ísis acabou na prisão.

Resolução apressada

Filipe Bragança e Rayssa Brattilieri em Elas por Elas

Porém, não demorou muito para que a polícia localizasse Helena. Sem saída, a vilã tentou fugir novamente e, ao se ver encurralada, acabou provocando uma tragédia. Helena atirou em Marcos (Luan Argollo), mas acabou matando Sérgio, seu próprio pai.

Depois disso… nada aconteceu. A novela deu um salto no tempo e já começou a mostrar os finais felizes de todos os personagens. Ísis já apareceu com a barriga mais saliente de sua gravidez e assumindo seu lugar na Helàne como herdeira de Sérgio. Nada mais foi falado sobre tudo o que aconteceu.

Ou seja, os autores criaram toda uma expectativa em torno do duelo entre Helena e Ísis, mas não entregaram ao público o que ele queria ver: a conclusão de tudo. Ísis não foi mostrada deixando a prisão, nem reagindo quanto à atitude de Helena e ao fato de Sérgio ter se entregado para tentar ajudá-la.

Não foi a primeira vez

Finais de novela normalmente são frustrantes, já que os autores nem sempre conseguem dar um desfecho adequado às tramas. Porém, em alguns casos, eles ignoram justamente o que o público mais esperava.

Um exemplo clássico e recente é Um Lugar ao Sol (2021). A autora Lìcia Manzo criou toda uma expectativa no público, que esperou ansiosamente pelo desmascaramento de Christian (Cauã Reymond), que fingia ser seu irmão gêmeo Renato (Cauã Reymond). Mas, quando isso finalmente aconteceu, a novela deu um salto e já mostrou Christian sendo preso. Não foi mostrada nenhuma reação à revelação.

Elas por Elas acabou repetindo o mesmo erro. O público merecia ver Ísis deixando a cadeia após enfrentar tantos perrengues por conta de Helena. Mas os autores preferiram deixar isso de lado.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor