O triângulo amoroso envolvendo Elias (Leonardo Medeiros), Dedina (Helena Ranaldi) e Damião (Malvino Salvador) é um dos destaques de A Favorita (2008).

A Favorita - Helena Ranaldi e Leonardo Medeiros

Casada com o prefeito de Triunfo, a professora sente um desejo incontrolável pelo operário, justamente o melhor amigo de seu marido. Damião corresponde, dando início a um caso secreto, tórrido e intenso.

Mas, quando Elias descobre a verdade, trata de expulsar a esposa de casa. Será que ele vai aceitá-la de volta nos últimos capítulos da novela?

Traição

A Favorita - Helena Ranaldi

Elias sempre se mostrou verdadeiramente apaixonado por Dedina. Por isso, foi forte a decepção do político quando descobriu que sua esposa mantinha um caso com seu melhor amigo. Ele tratou de afastar Damião de sua vida, mas deu uma nova oportunidade à companheira.

No entanto, Dedina e Damião voltaram a se encontrar. Os amantes não resistiram ao desejo incontrolável e retomaram a relação extraconjugal. E, mais uma vez, eles foram descobertos por Elias, que não pensou duas vezes: expulsou a mulher de casa.

Sem chance

A Favorita - Helena Ranaldi, Malvino Salvador e Roberta Gualda

O impacto da dupla traição bateu tão forte que Elias abandonou Dedina à própria sorte. Até mesmo Damião demonstrou todo o seu mau-caratismo ao descartar a amante, deixando-a desamparada.

Desequilibrada, Dedina insistiu numa reconciliação. Ela até tentou matar Greice (Roberta Gualda), namorada do operário, para poder tê-lo de volta.

Completamente sozinha, a professora se tornou moradora de rua. Vagando pelas ruas da cidade, Dedina se vê exposta a todo tipo de humilhação e violência. Com isso, ela acaba adoecendo e morre.

Assim, nos últimos capítulos da novela de João Emanuel Carneiro, o mais inacreditável acontece: Elias perdoa Damião. Mesmo após o melhor amigo trai-lo, o prefeito dá outra chance ao enganador e os dois retomam a controversa amizade.

Trisal

A Favorita - Giulia Gam

Elias não fica sozinho no final de A Favorita. No passado, ele foi apaixonado por Rosana (Giulia Gam), que também namorava Augusto César (José Mayer).

Esta “relação a três” rendeu até um filho, Shiva (Miguel Rômulo), criado pelos dois pais. O “trisal” chegou ao fim depois que Rosana fugiu com outro.

Anos depois, buscando reparar seus erros, Rosana se reaproxima da família. Mas, pelos seus anos de bandidagem, ela volta a encarar a prisão. Assim, Augusto César e Elias esperam até que ela cumpra sua pena e, depois, os três voltam a formar uma família.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor