Novela cuja reprise foi encerrada nesta sexta (6) no Vale a Pena Ver de Novo, Alma Gêmea decepcionou os telespectadores ao trazer um final surpreendente para Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em sua exibição original, em 2005.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o autor Walcyr Carrasco quis impactar o público com um desfecho bem diferente do que era esperado. Ele escreveu, inclusive, alguns finais alternativos para a trama.
O desfecho escolhido para os protagonistas, no entanto, desagradou boa parte da audiência, que não se conformou com o que viu no último capítulo do folhetim das 18 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final trágico
Diferente da maioria absoluta das novelas, em que os mocinhos terminam felizes para sempre, Serena e Rafael acabaram de maneira trágica. Eles morrerão após serem alvos da vilã Cristina (Flávia Alessandra), impressionando o público.
No capítulo final da novela, antes de ser sugada por um espelho e morrer ardendo no fogo, Cristina atirará em Serena para matar. Porém, Rafael entrará na frente da amada e o disparo atingirá o botânico no coração – repetindo o que aconteceu com Luna (Liliana Castro) no passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ao ver seu grande amor morrendo, Serena se sentirá mal e terá um ataque do coração, morrendo junto com ele. Assim, os dois se beijam e morrem juntos.
Na sequência, as almas de Serena e Rafael vão aparecer na gruta em que ela viu a rosa branca. Depois, o casal aparecerá em imagens de suas outras vidas, mostrando que eles estão destinados a ficarem juntos para sempre.
Finais alternativos
Na época, o autor Walcyr Carrasco tentou fazer mistério sobre qual seria o desfecho de Serena e Rafael. Ele escreveu vários finais alternativos para os mocinhos na intenção de manter em segredo
“Escrevi finais diferentes, porque não quero que seja divulgado. Quero que o público se emocione com um final surpreendente”, declarou o novelista em entrevista ao jornal Extra na ocasião.
Em um dos finais divulgados, Terê (David Lucas) salvava a vida de Serena. Em outro desfecho, Cristina passa no ateliê de Luna pela última vez e provoca um incêndio no local, morrendo carbonizada.
Após uma passagem de tempo, Rafael e Serena aparecem comemorando o sucesso de Terê como escritor no lançamento do livro Alma Gêmea, que fala justamente sobre uma história de amor capaz de vencer até mesmo a morte.
Um terceiro final alternativo tem Cristina atirando em Rafael no momento em que ele tenta resgatar Serena. A mocinha, então, faz o mesmo que Luna no passado e se joga na frente do amado, morrendo no lugar dele. Após anos, Rafael aparece velho e morre, sendo recebido por Serena no além.
“Isso é um absurdo”
Apesar do mistério criado por Walcyr Carrasco, o desfecho oficial de Alma Gêmea acabou vazando antes da exibição do último capítulo. Quando o público soube que os mocinhos iam morrer no final, a decepção tomou conta.
“Isso é um absurdo. Queria que o mal fosse punido, chega de maldade! Eu esperava que, pelo menos na ficção, o bem vencesse. O mundo já anda tão ruim…”, declarou a telespectadora Vera Perrone ao Jornal de Brasília do dia 24 de fevereiro de 2006.
“A morte deles frustra muito as pessoas que acompanham a novela. Tomara que Walcyr mude esse final”, opinou Lívia Peixoto ao jornal.
Mas não teve jeito. Mesmo diante dos protestos e muito mistério, o autor manteve o final de Alma Gêmea em que Serena e Rafael morreram.