Em Renascer, Buba (Gabriela Medeiros) chamou a atenção do público assim que entrou em cena, no início da segunda fase. O romance da psicóloga com José Venâncio (Rodrigo Simas) e sua luta contra o preconceito pelo fato de ser uma mulher trans deram força à personagem.

Gabriela Medeiros como Buba em Renascer
Gabriela Medeiros como Buba em Renascer (divulgação/Globo)

Porém, após um início promissor, Buba acabou se apagando no decorrer da trama. A história repetitiva da personagem aborrece o público. Além disso, o tempo de tela de Buba diminuiu consideravelmente nos últimos capítulos.

Curiosamente, isso também aconteceu na primeira versão, em 1993. Buba (Maria Luisa Mendonça) fez muito sucesso no início da novela, mas acabou perdendo espaço ao longo da trama…

O que aconteceu com Buba em Renascer?

O romance de Buba e José Venâncio deu o que falar no início de Renascer. O rapaz se apaixonou perdidamente pela psicóloga, mas a rejeitou ao descobrir que ela é uma mulher trans. No entanto, o amor falou mais alto e o publicitário passou a lutar contra seu próprio preconceito para ficar com ela.

Mas, passado o frisson do romance, atualmente os dois personagens vivem momentos pouco empolgantes. Buba só pensa em Teca (Livia Silva) e no bebê da garota. Já Venâncio virou um chato ditador de regras.

Assim, a trama de Buba ficou muito repetitiva. Na web, muita gente que torcia por ela já começa a reclamar que a personagem de Gabriela Medeiros ficou aborrecida com sua obsessão pela maternidade. Além disso, é evidente que Buba perdeu espaço na novela. Há dias que a personagem nem aparece.

Buba desapareceu na primeira versão de Renascer?

Maria Luisa Mendonça em Renascer
Maria Luisa Mendonça em Renascer (Divulgação / Globo)

Em 1993, Buba não era uma mulher trans, mas sim uma pessoa intersexo, na época chamada de hermafrodita. Trata-se de alguém que nasce com características sexuais que não se enquadram nas normas médicas e sociais para corpos tidos como femininos ou masculinos.

A condição da personagem, na época vivida por Maria Luisa Mendonça, era tratada em tom de mistério no início de Renascer. Mas, aos poucos, a personagem vai sendo desmistificada. Num determinado momento da trama, quando Buba vive um romance com José Augusto (Marco Ricca), a personagem decide se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.

Depois disso, Buba muda de nome para Isabela e… sua história termina. Segundo o jornal O Globo, de 26 de agosto de 1993, a personagem passou a viver uma fase apagada depois da cirurgia.

“Não dá pra segurar”

De acordo com a publicação, a atriz Maria Luisa Mendonça chegava a gravar até 20 cenas por dia no auge da personagem. Depois, esse número caiu consideravelmente. Na época, a atriz minimizou a perda de relevância de Buba em Renascer.

“Personagem não pode ficar feliz no meio da novela”, comentou, indicando que Buba teve um desfecho antecipado na trama.

O autor Benedito Ruy Barbosa, que quase sempre é acusado de esgotar tramas antes da hora, também admitiu que matou a curiosidade do público sobre o destino de Buba cedo demais.

“Qualquer autor guardaria este trunfo para o final. Mas o telespectador agoniado quer saber mais para a frente, não dá para segurar a trama por muito tempo”, comentou o veterano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor