Houve um tempo em que os fãs de televisão aguardavam ansiosos o fim do ano. Era o momento em que a Globo transformava a sua grade, trazendo inúmeros programas especiais para marcar o período de festas do Natal e do Ano Novo. No entanto, trata-se de um tempo que não volta mais. Este final de 2022 terá um dos fins de ano mais pobres de todos os tempos na emissora.

Segundo o site Memória da TV, a Globo não programou nenhum programa especial que vá além do óbvio em sua grade de fim de ano. O final de 2022 terá apenas novas edições de programas tradicionais, como o especial de Roberto Carlos, a Retrospectiva e o Show da Virada.

Fora isso, o único ponto fora da curva será a nova edição do Som Brasil, que fará uma homenagem ao cantor Luan Santana. Ou seja, não haverá nada de dramaturgia, nem algo novo no jornalismo, muito menos uma atração especial para crianças. Nada.

Cada vez pior

Passaporte para Liberdade - Rodrigo Lombardi e Sophie Charlotte

Na verdade, a cada ano que passa, a grade de fim de ano da Globo vai ficando menos interessante. Não é de hoje que o canal tem economizado nos festejos e trazido poucas novidades para seu público.

No entanto, até o ano passado, ainda havia um mínimo de esforço. No final de 2021, o canal exibiu algumas atrações interessantes, como o especial Fé na Vida, produzido pelo jornalismo da emissora. O programa trazia histórias de esperança no período em que a pandemia começava a arrefecer.

Ainda em dezembro de 2021, a Globo também apostou em Juntos a Magia Acontece 2, a bela sequência do elogiadíssimo especial exibido em 2019. E mais: o programa 70 Anos Esta Noite promoveu uma homenagem às novelas, enquanto a minissérie Passaporte Para a Liberdade trouxe uma trama forte e muito bem produzida para o fim de ano do canal.

Especiais clássicos

TV Colosso

No passado, a Globo apostava pesado no público infantil em seus especiais de fim de ano. Ícones infantis do canal, como Xuxa, Angélica, TV Colosso e Renato Aragão, entre outros, comandavam atrações especiais no horário nobre.

Mais recentemente, a emissora aproveitava a programação de fim de ano para testar pilotos de futuras séries. Programas como A Diarista (2002), Sob Nova Direção (2002), Toma Lá Dá Cá (2005) e Guerra e Paz (2007) começaram como programas de fim de ano, antes de conquistarem uma vaga na grade regular.

Mas nada disso voltará a acontecer.

Grade de fim de ano

Confira abaixo como será a grade de fim de ano da Globo:

11/12 – Fantástico (com o tradicional Amigo Secreto)
23/12 – Roberto Carlos Especial
25/12 – Domingão com Huck Especial de Natal
26/12 – Som Brasil: Luan Santana
29/12 – The Voice Brasil (final)
30/12 – Retrospectiva 2022
31/12 – Corrida de São Silvestre
31/12 – Show da Virada

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor