A Globo não irá produzir a terceira temporada do programa Seleção do Samba, que mostrava na TV as disputas das Escolas do Rio de Janeiro e São Paulo para definirem seus hinos para o carnaval seguinte. A atração paulista teve apresentação de Chico Pinheiro (foto abaixo).
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O motivo é o fraco retorno comercial que a atração obteve em suas duas únicas exibições, além do interesse da Liga das Escolas de Samba (Liesa), em comercializar este e outros projetos com outras emissoras ou plataformas.
O produto repercutiu muito bem nas redes sociais, emplacando diversos termos entre os assuntos mais comentados do Twitter mesmo fora do carnaval. No entanto, de acordo com o site TV Pop, a atração não conseguiu angariar grandes anunciantes.
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Com o interesse maior do público mais velho em relação aos maios novos, as marcas não se interessaram tanto em patrocinar o formato, assim como vem ocorrendo com as transmissões dos próprios desfiles.
Globeleza engessada
Até há o interesse dos mais novos, muito em vista dos comentários existentes na internet, mas, para as empresas, o formato das transmissões já não é mais interessante.
Nos últimos dois anos, a Globo teve prejuízo com a venda de cotas para os desfiles, tendo apenas a Brahma garantindo o patrocínio em 2022 e 2023, o que rendeu prejuízos financeiros milionários à estação.
Este ano, por exemplo, foram disponibilizadas cinco cotas, sendo que apenas uma foi comercializada pela cervejaria. O mesmo aconteceu no ano anterior, quando os festejos ocorreram em abril por causa da pandemia de Covid-19.
Apesar de garantirem alta audiência para os padrões da madrugada, em torno de 9 pontos no Ibope – quando o normal é algo em torno de 4 ou 5 -, os índices apontam para uma queda progressiva.
Evolução comprometida
A verdade é que se mostra totalmente injusta a comparação com os números do passado, já que o consumo da TV como um todo se modificou bastante nos últimos anos e os 20 pontos de outrora sejam, agora, completamente irreais e inatingíveis.
Contudo, é um fato que os desfiles já não marcam mais números tão expressivos, revelando uma fuga de telespectadores.
Os índices são, por exemplo, inferiores ao que foi conquistado em 2020, quando os cortejos obtiveram 11 pontos nas madrugadas de sexta, sábado, domingo e segunda de feriado.
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A gente vai se ver na Globo?
Muito por isso, há o desejo de uma profunda mudança na forma de transmitir a festa. Tanto a Liga como a emissora pretendem fazer diferente para 2024.
“A gente está pensando como reformular. Lógico que não é algo formado só pelos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, mas entendemos que é preciso ter mudanças”, disse Gabriel David, diretor de Marketing da Liesa.
Boninho, chefão da TV Globo e responsável pelo núcleo que realiza a cobertura do Carnaval Globeleza, pediu ideias e sugestões do povo do samba nos últimos dias em seu perfil na Thread para serem postas em práticas já no ano que vem.
Chamou atenção a enxurrada de mensagens que o diretor recebeu, com muitos pedindo interatividade, o que não ocorre atualmente mesmo em época de grande difusão da internet e redes sociais.
Entre os pedidos, também figuraram a volta das filmagens dos esquentas e arrancadas das agremiações, o retorno da transmissão da primeira escola ao vivo, menos falatório durante as passagens das escolas e, claro, o retorno do “clima de competição” abandonado nos últimos anos para dar lar lugar a uma abordagem menos jornalística e mais voltada ao entretenimento.
Ou seja, nem mesmo aos amantes do carnaval o formato atual do Carnaval Globeleza consegue agradar na atualidade.
Reinvenção
A Globo segue interessada em transmitir o evento para projetos fora do ao vivo, como o Seleção do Samba e vários outros que serão desenvolvidos. Contudo, para David, apesar da boa relação com a emissora, já não há somente a estação como possibilidade de parceria.
“Hoje, o Carnaval já tem capacidade de desenvolver certas ideias próprias de outras formas, seja na internet ou em outras emissoras”, disse ele ao site Carnavalesco, em 27 de junho.
Mesmo com o encerramento da parceria para o programa especial, ficou claro que a parceria para os quatro dias de festa está garantida.
“A relação da Liga com a Globo é muito boa, temos uma parceria de anos que é fundamental para o Carnaval. Vamos ter uma série de reuniões nos próximos meses, em que será conversado sobre o produto Globeleza, para entender como podemos evoluir”, afirmou Gabriel David.
No entanto, para os próximos anos, a intenção da rede dos Marinhos é “voltar a se concentrar única e exclusivamente no desfile”, discorreu.