André Santana

Faustão não trocou a Globo pela Band sozinho. Ao definir sua transferência para o canal paulista, o apresentador tratou de levar boa parte da sua equipe com ele, como a jornalista Anne Lottermann (foto abaixo). Não por acaso, Faustão na Band é uma réplica perfeita do extinto Domingão do Faustão.

Faustão na Band - Anne Lottermann
Divulgação / Band

O apresentador levou para o Morumbi vários nomes oriundos da Globo, como o trio de diretores Renato Moreira, Beto Silva e Cris Gomes, diretor-geral do Faustão na Band. Agora, com o fim da atração, os profissionais foram dispensados pela emissora. Será que bateu arrependimento?

[anuncio_1]

Dispensa

Faustão na Band
Reprodução / Band

Na semana passada, a Band anunciou o fim do programa diário de Fausto Silva. Após um ano e meio, Faustão na Band sai do ar em meio a uma crise de audiência e alto prejuízo financeiro. A emissora, no entanto, frisou que um novo programa de entretenimento será lançado no horário, aproveitando parte da equipe de Fausto.

Porém, os diretores do Faustão na Band não estão incluídos nos novos planos do canal. Tanto que a Band já emitiu um comunicado oficial informando que Renato Moreira, Beto Silva e Cris Gomes não permanecem na emissora.

“A nota tem como objetivo informar a todos que, em acordo com a Band, os diretores Cris Gomes, Beto Silva e Renato Moreira estão deixando a emissora. Eles atuaram brilhantemente ao lado de Fausto Silva, liderando com muita competência e profissionalismo uma numerosa equipe que foi responsável por esse projeto que levou alegria, diversão e informação para milhões de brasileiros. A Band agradece aos profissionais pelos dois anos de dedicação ao programa e deseja muito sucesso nas novas empreitadas”, explicou a direção do canal.

Aposta alta

Cris Gomes
Reprodução / Band

Cris Gomes (foto acima), que trabalhou com Fausto Silva na Globo por 18 anos, foi o primeiro a mudar de casa. O Domingão do Faustão ainda estava no ar na emissora líder quando o diretor deixou o canal rumo à Band, em junho de 2021.

Na época, a Globo já havia anunciado que aquele seria o último ano do Domingão com Fausto. Pouco tempo depois, o animador anunciou que, em 2022, passaria a bater ponto na Band. Assim, criou-se uma situação inusitada, já que Faustão seguia no ar normalmente nos domingos da Globo quando já se sabia que seu destino era a concorrente.

O desconforto ficou ainda maior quando Cris Gomes deixou o Domingão rumo à Band. O diretor trocou de canal justamente para dar início à produção do novo programa de Fausto Silva, que estrearia já no início do ano seguinte.

O plano estava claro: a Band queria lançar Faustão em sua programação imediatamente depois do desligamento do apresentador na Globo. Ou seja, a ideia era que o artista se despedisse de sua antiga emissora num domingo e já aparecesse na nova casa alguns dias depois.

Final antecipado

Faustão na Band - Fausto Silva
Reprodução / Band

Assim, Cris Gomes e outros profissionais ligados a Fausto Silva já davam expediente na Band enquanto o apresentador seguia na Globo. A situação, claro, ficou insustentável. Tanto que deu no que deu: a Globo desistiu de levar o Domingão do Faustão até o fim de 2021 e antecipou a saída do ar de seu artista.

Com isso, Tiago Leifert encerrou a Super Dança dos Famosos, que se tornou um programa solo. Em seguida, Luciano Huck antecipou sua estreia aos domingos, lançando o Domingão com Huck ainda em 2021. Já Fausto não teve direito a uma despedida e ficou na geladeira da Globo até o final do ano.

Enquanto isso, a Band esperou pacientemente o fim do contrato com a Globo e tratou de lançar Faustão nos primeiros minutos de 2022. Assim que a virada do ano aconteceu, o canal exibiu uma espécie de pré-estreia do Faustão na Band, anunciando a novidade.

Mas, dois anos depois, o sonho acabou. Os profissionais que deixaram a Globo para seguir Faustão agora amargam uma dispensa da Band.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor