Mais uma tragédia abalará Renascer nos próximos capítulos e atingirá até mesmo a família de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que será remexida com a morte de Jupará (Evaldo Macarrão).

Adanilo, Humberto Carrão e Evaldo Macarrão em Renascer (divulgação/Globo)
Adanilo, Humberto Carrão e Evaldo Macarrão em Renascer (divulgação/Globo)

Na trama escrita por Bruno Luperi, Jupará é um mateiro que conhece bem as plantas e árvores, que trabalha na fazenda de José Inocêncio (Humberto Carrão) e responsável por ajudar o coronelzinho a construir o império do cacau.

Ao lado de Deocleciano (Adanilo Reis), ele ajudou a tornar prósperas as roças de cacau do patrão. Trabalhador e tímido, ele acaba conquistando Flor (Julia Lemos), uma das moças da casa de Jacutinga (Juliana Paes), com quem se casa e tem filhos. Entre eles, Zinha (Samantha Jones).

[anuncio_1]

Jupará morre em Renascer?

 

Após ter a vida arrumada, Jupará tem um destino trágico e morre. No meio disso, José Augusto (Renan Monteiro), o primogênito de José Inocêncio, se torna indiretamente responsável pela tragédia, já que não consegue salvar a vida do mateiro, mesmo sendo médico.

Formado em Medicina, José Augusto é inseguro na profissão e fica sem saber o que fazer quando Jupará começa a passar mal por causa de uma doença que é conhecida como “nó nas tripas”.

Sem tratamento, Jupará acaba morrendo de maneira trágica, trazendo ainda mais tristeza para os Inocêncio.

[anuncio_2]

Morte trágica muda tudo

Renan Monteiro em Renascer
Renan Monteiro em Renascer

A cena, que acontece entre a primeira e a segunda fase de Renascer, não é mostrada na novela. A trágica morte de Jupará é apenas contada por alguns personagens, como seu inseparável amigo, Deocleciano (Adanilo Reis/Jackson Antunes).

Depois do falecimento do marido, Flor pega os filhos e deixa a fazenda, indo embora para recomeçar a vida em outro lugar. A única que fica para trás é Zinha, que se esconde para não ir embora com a mãe.

A menina acaba sendo criada por Morena (Uiliana Lina/Ana Cecilia Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), seus padrinhos, que se tornam suas grandes referências depois da morte de seu pai.

Ela também cresce sendo como uma irmã para João Pedro (Juan Paiva), que também é cuidado pelo casal após ser rejeitado por José Inocêncio após o parto. Ao lado do melhor amigo, ela domina a lida do cacau.

[anuncio_3]

O trauma de Zinha e a culpa de José Augusto

Samantha Jones e Juan Paiva em Renascer
Samantha Jones e Juan Paiva em Renascer

Inconformada com a morte do pai, Zinha carregará o trauma e viverá a eterna tristeza do luto durante todos esses anos. Ela atribui a tragédia à falta de competência de José Augusto, que foi quem o atendeu na época.

Apesar do passar dos anos, Zinha não se esquecerá da morte de Jupará e não esconderá o ódio que ainda sente pelo médico por causa do acontecido.

Em cena que vai ao ar no dia 6, por exemplo, ela aparecerá culpando o primogênito de Inocêncio pela morte de seu pai, mesmo depois de tanto tempo.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.