CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que os comentários sobre uma possível aposentadoria de Ana Maria Braga começaram a pipocar, a bolsa de apostas da internet passou a apontar nomes capazes de substituí-la. Além disso, a imprensa especializada também começou a noticiar que algumas candidatas já estariam na mira da Globo.
Recentemente, Rita Lobo e Paola Carosella foram indicadas como favoritas ao posto. No entanto, ao considerá-las, a Globo comete um erro crasso. Afinal, antes de mais nada, Ana Maria é uma apresentadora com características de uma grande comunicadora. Trocá-la por uma chef de cozinha seria um equívoco.
Comunicadora
Ana Maria Braga trabalha na televisão desde os anos 1970. Ela comandou telejornais e programas de variedades na TV Tupi e, depois, tornou-se assessora de imprensa e diretora comercial de revistas femininas. Mas a consagração veio mesmo com o Note e Anote, programa que comandou na Record entre 1993 e 1999.
Esta trajetória deu à artista estofo e conteúdo para que ela se tornasse uma apresentadora de TV completa. Soma-se a isso a maneira natural com que sempre se dirigiu às câmeras, o que lhe deu uma personalidade única na TV. Sua maneira de se comunicar, bem próxima do público, fez com que ela se tornasse uma das maiores apresentadoras da TV brasileira.
Não por acaso, Ana Maria conseguiu revolucionar a programação da Record, colaborando decisivamente para o crescimento da emissora. Ao se mudar para a Globo, ela consolidou de vez seu espaço, ampliando seu público e transformando-se na grife que é hoje.
Leia também: Ex-namorada de Alexandre Pato vai receber herança milionária na Itália
Além das panelas
Ou seja, quando Ana Maria Braga se aposentar, a Globo terá um pepino nas mãos. Afinal, que outra artista reuniria tantas qualidades para dar sequência ao legado da apresentadora do Mais Você? Não é tarefa fácil apontar alguém capaz de sucedê-la.
De acordo com vários veículos, nomes como Rita Lobo e Paola Carosella seriam as mais cotadas para uma possível sucessão. A escolha se dá pela habilidade de ambas com as panelas, já que se tratam de duas chefs de cozinha consagradas e com experiência em televisão.
Mas, com todo o respeito às duas profissionais, o fato é que nenhuma delas está à altura de Ana Maria. Isso porque, como dito acima, sua habilidade está além das panelas. “Námaria” cozinha na TV, é verdade, mas ela não é chef, e nem fez sua carreira baseada nisso. Ana é uma apresentadora de variedades, capaz de circular por diferentes universos. A culinária é apenas um deles.
Rita Lobo e Paola Carosella poderão dar sequência ao legado de ensinar receitas no ar. Mas o Mais Você vai muito além disso. A apresentadora se diverte, bate papo, recebe convidados e mergulha sem pudores no besteirol. As famosas chefs são capazes disso?
Não é por aí
A direção da Globo pode, sim, considerar substituir Ana Maria Braga, afinal, a apresentadora está com 74 anos e deve pensar em desacelerar o ritmo. Mas essa busca por uma nova comandante para as manhãs deve ser baseada no poder de comunicação da candidata e não em sua habilidade na cozinha.
Aliás, vale lembrar que Ana Maria Braga, quando começou a apresentar quadros de culinária, não cozinhava. A apresentadora recebia culinaristas que colaboravam com a atração trazendo receitas. Foi assim que Palmirinha Onofre ficou conhecida, diga-se. Ana só começou a botar a mão na massa muito tempo depois.
Sendo assim, a substituta de Ana não precisa ter domínio da cozinha. Sua maior habilidade deve ser no trato com o público, na espontaneidade e na capacidade de falar a um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
No atual elenco da Globo, o nome que melhor reúne essas qualidades é o de Maria Beltrão. Mas, se quiser trazer alguém de fora, a emissora podia olhar com carinho para Catia Fonseca, a segunda na “linha de sucessão” dentre as apresentadoras de variedades ao vivo. Já Rita Lobo e Paola Carosella… Bom, elas seriam ótimas colaboradoras na atração, mas não âncoras.