Com o horário nobre em baixa por conta do fraco desempenho de suas novelas, a Globo está fazendo virada em sua programação em 2024. Para tentar reconquistar o público, o canal promoveu uma reforma na grade, extinguindo nada menos que seis programas de uma só vez.

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua - Paola Carosella
Paola Carosella em Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (Reprodução / Globo)

Neste ano, atrações como The Voice Brasil e Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (foto acima) não voltam mais ao ar. A emissora também passou o facão e eliminou programas que não corresponderam na audiência, como Pipoca da Ivete.

Abaixo, o TV História lista seis programas da Globo que não voltam mais ao ar. Confira:

[anuncio_1]

Fim de uma era

No ano passado, a Globo exibiu a 12ª temporada de The Voice Brasil. Foi a última temporada da atração, que estava sendo comandada por Fátima Bernardes. O programa, que já registrou bons índices de audiência no passado e sempre faturou bem, acabou perdendo fôlego por conta do desgaste da fórmula.

O fim anunciado do The Voice Brasil se estende à versão infantil do talent show. O The Voice Kids, que ia ao ar nas tardes de domingo, também não volta mais ao ar em 2024. Ou seja, é o fim da “era The Voice” na Globo, que durou 12 anos.

Mas, apesar do final da atração, a Globo não desistiu de emplacar uma competição musical. O canal vai lançar um formato inédito, Estrela da Casa, que vai misturar música e confinamento. Ou seja, uma espécie de “BBB musical”. A proposta lembra o extinto Fama, exibido pelo canal entre 2002 e 2005.

[anuncio_2]

Mudanças aos domingos

Pipoca da Ivete
Pipoca da Ivete (Reprodução / Globo)

A Globo também colocou um ponto final em duas atrações dominicais. Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, que marcou a estreia de Paola Carosella no canal, não vai passar da primeira temporada, que foi exibida nos primeiros meses de 2023.

Outro programa dominical que chega ao fim é o Pipoca da Ivete. A atração teve duas temporadas, mas nenhuma delas disse a que veio. Ivete Sangalo, inclusive, enfrenta dificuldades ao concorrer com o Domingo Legal de Celso Portiolli, atração do SBT. Por isso, o programa não volta ao ar em 2024.

Com os cancelamentos do The Voice Kids, Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua e Pipoca da Ivete, a Globo terá um domingo diferente. A ideia é dividir o Domingão com Huck em duas partes – uma antes e outra depois do futebol -, ampliando o espaço de Luciano Huck na grade.

[anuncio_3]

Cancelamentos na linha de shows

Fernando Fernandes - No Limite
Fernando Fernandes em No Limite (Mauricio Fidalgo / Globo)

Outra mudança na Globo afeta a linha de shows do canal. O No Limite, que ganhou um revival da emissora entre 2021 e 2023, foi cancelado novamente. E, desta vez, para sempre.

O programa foi “ressuscitado” em 2021 para tentar surfar na popularidade do BBB. Porém, a competição de aventura não empolgou o público e obteve baixos índices de audiência. Em 2023, a atração chegou a ser reformulada, com a saída de Boninho da direção. O programa melhorou, mas a audiência seguiu abaixo do esperado.

Diante do fiasco, a Globo não renovou o contrato com a Endemol para seguir produzindo a versão brasileira do Survivor. Com isso, o programa comandado por Fernando Fernandes foi definitivamente cancelado.

Além do No Limite, outro programa da linha de shows da Globo não volta em 2024. Trata-se da série Cine Holliúdy, que teve três temporadas. A emissora considerou que a produção perdeu fôlego e já não alcançava mais a mesma repercussão do início e, por isso, decidiu encerrá-la de vez.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor