Muito tempo antes de voltar ao SBT, Raul Gil era o dono dos sábados da Record no início dos anos 2000, e passou a bater a Globo, que exibia o Caldeirão do Huck. Com a sua disputa de calouros, o apresentador renasceu das cinzas.

Programa Raul Gil
Raul Gil no comando do programa que leva seu nome (Reprodução / SBT)

O sucesso foi tão grande que ele ganhou mais um programa, Raul Gil Tamanho Família (2002), exibido toda segunda-feira. Mas a chegada de uma nova atração tirou o apresentador do sério.

[anuncio_1]

Adeus às segundas-feiras

Domínio Público - Otaviano Costa
Otaviano Costa à frente do Domínio Público (Divulgação / Record)

Em 2002, a Record começou a apostar em game shows para atrair o público. Otaviano Costa, que apresentou o Domínio Público em 2001, foi escalado para comandar o Jogo das Famílias. A direção da emissora resolveu colocar o programa segunda de noite, batendo de frente com Tela Quente, da Globo, e Hebe, do SBT.

Porém, havia um problema: o horário era do Raul Gil Tamanho Família, que tinha estreado em fevereiro de 2002. Não teve jeito, o programa ia ser tirado do ar e isso irritou o apresentador e a equipe. Em entrevista ao jornal O Globo, em 20 de outubro de 2002, o diretor Raul Gil Jr. não escondeu a insatisfação.

“Não faz sentido. Além de a multa do Raul Gil ser muito alta, não é do nosso interesse deixar o canal. Se a direção não quis mais exibir o programa dele às segundas-feiras, ótimo, não podemos fazer nada. No ano passado tivemos convite de duas emissoras e não fomos. Não se mexe em time que está ganhando”, desabafou.

 

“Causou um certo desconforto”

Programa Raul Gil
Raul Gil em sua atração no SBT (Reprodução / SBT)

O apresentador não falou sobre as mudanças impostas pela Record, mas, segundo o produtor musical Nelsinho Tamberi, ele não gostou nada da decisão da emissora.

“Causou um certo desconforto, porque só soubemos algumas horas antes que o programa não seria mais exibido. E não nos deram qualquer tipo de explicação”, contou.

[anuncio_3]

Uma nova chance

Otaviano Costa em No Vermelho
Otaviano Costa, apresentador do programa No Vermelho (Divulgação / Record)

Já Otaviano estava feliz com uma segunda chance na emissora, pois o seu primeiro programa, Domínio Público, ficou apenas três meses no ar.

“Queremos cativar as pessoas de todas as idades. Para isso, vamos mostrar aquele tio engraçado que toda família tem”, disse Otaviano.

Mais uma vez, fora do ar

Programa Raul Gil - Patricia Abravanel
Patricia Abravanel no programa conduzido por Raul Gil (Divulgação / SBT)

O game show que trazia competições como “quem instalava mais rápido o gás de cozinha” não deu certo – foi tirado do ar em janeiro de 2003. Já Otaviano foi escolhido para dar sequência ao No Vermelho, que era apresentado por José Luiz Datena. Ele mostrou que não estava satisfeito com as mudanças.

“Lamento o imediatismo e a ansiedade da emissora. Jogos de Família tinha bons resultados de audiência e três patrocinadores, mas disseram que seria um luxo um apresentador ter dois games. Tempo é tudo na TV, para reformular cenário, vender anúncio e consolidar público. Em vez de corrigir a rota da ‘caravela’”, falou a Folha de S. Paulo em 9 de fevereiro de 2003.

Otaviano não teve sorte na emissora da Barra Funda – No Vermelho logo saiu do ar e ele ficou na geladeira por um ano, voltando a trabalhar na estreia do Domingo Espetacular, em 2004. Hoje, Costa comanda o OtaLab no UOL.

Já Raul Gil saiu da Record em 2005 e foi para a Band. Desde 2010, ele comanda o clássico Programa Raul Gil nos sábados do SBT.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor