FALTA POUCO

Fila: três novelas dos anos 70 que ainda serão trazidas de volta pela Globo

02/12/2024 às 17h51

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada
Maria Claudia e Luis Gustavo em Te Contei?

A Globo definiu que Carinhoso será a novela resgatada no Projeto Fragmentos, do Globoplay, no dia 23 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, faltarão apenas três novelas das sete produzidas nos anos 1970, daquelas que foram preservadas pela emissora, de forma parcial ou na íntegra, para serem trazidas de volta.

Perdas e danos

Aracy Balabanian e Carlos Alberto em Bravo!
Aracy Balabanian e Carlos Alberto em Bravo!

A Globo estreou a faixa de novelas das sete da noite pouco depois de sua entrada no ar, em agosto de 1965, com Rosinha do Sobrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dessa novela, todas as produções da década de 1960 (A Moreninha, Padre Tião, O Santo Mestiço, A Grande Mentira e A Cabana do Pai Tomás) e seis dos anos 1970 (Pigmalião 70, A Próxima Atração, Minha Doce Namorada, O Primeiro Amor, Supermanoela e Cuca Legal) foram completamente perdidas pela emissora.

Das demais tramas da década de 1970 que restaram, Uma Rosa com Amor, Carinhoso, Corrida do Ouro, Bravo!, Estúpido Cupido e Sem Lenço, Sem Documento tiveram poucos capítulos guardados, podendo voltar somente através do Projeto Fragmentos.

LEIA TAMBÉM:

Dessas, a Globo ainda não trouxe de volta Bravo!, que deverá voltar em 2025, quando serão completados 50 anos de sua estreia.

Restam somente cinco capítulos da trama – o primeiro, dois do meio (99 e 100) e os dois últimos (197 e 198).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais duas

Lucélia Santos e Marco Nanini em Feijão Maravilha
Lucélia Santos e Marco Nanini em Feijão Maravilha

Além dessas, ainda faltam ser resgatadas Te Contei? (1978), de Cassiano Gabus Mendes, e Feijão Maravilha (1979).

Apesar de não ter sido um grande sucesso, Te Contei? acabou escapando do reaproveitamento sistemático de fitas e não foi apagada. Sendo assim, todos os seus 151 capítulos poderão ser vistos pelo público.

No caso de Feijão Maravilha, a emissora guardou boa parte dos 124 capítulos que a produção teve.

Ainda não se sabe se os episódios que faltam prejudicam o entendimento da trama, mas o Globoplay deverá trazer a obra de volta mesmo assim.

Quando essas três novelas forem disponibilizadas, todas as tramas produzidas pela Globo nos anos 1970 que sobreviveram poderão ser conferidas pelo público.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.