As principais emissoras já estão se movimentando e o calendário de novelas para 2024 está definido. Serão pelo menos oito novos títulos entre Globo, Record e SBT, que vão continuar apostando na dramaturgia como principal produto.

Camila Morgado em Pantanal
Camila Morgado em Pantanal

A Globo sozinha será responsável pela estreia de seis novas tramas no ano que vem e algumas já estão em produção, como Renascer, que terá Camila Morgado como Iolanda, a “Dona Patroa”. A emissora voltará a apostar em remake e histórias de comédia romântica, mas apresentará algumas novidades.

Enquanto isso, a Record continuará explorando o filão bíblico, que tem dominado a dramaturgia do canal desde 2015. Já o SBT seguirá jogando todas as suas fichas no nicho de folhetins infantojuvenis.

[anuncio_1]

Novidades da Globo

Marcos Palmeira, Juan Paiva e Thereza Fonseca em Renascer
Marcos Palmeira, Juan Paiva e Thereza Fonseca em Renascer

A primeira a estreia da dramaturgia global em 2024 será o remake de Renascer na faixa das 21h. A trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente em 1993, voltará em nova versão adaptada por Bruno Luperi, responsável pela releitura de Pantanal, em 2022.

Com estreia marcada para 22 de janeiro, a novela mostra a saga familiar de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). No elenco, estão nomes como Juliana Paes, Vladimir Brichta, Rodrigo Simas, Juan Paiva, Antônio Calloni, Camila Morgado, entre outros.

Substituta de Fuzuê, Família é Tudo (chamada inicialmente de A Vovó Sumiu) começará em março e será uma comédia romântica ambientada em São Paulo. Escrita por Daniel Ortiz, a história vai girar em torno do desaparecimento de Frida (Arlete Salles).

O sumiço da matriarca da família Mancini é o ponto de partida. A partir do ocorrido, os cinco netos da veterana – que são filhos de mães diferentes e estão longe uns dos outros – passam por cima das diferenças e se unem para desvendar o mistério.

Nos principais papéis estão nomes como Nathalia Dill, Juliana Paiva, Renato Góes, Thiago Martins, Raphael Logam, Grace Gianoukas, Jayme Matarazzo, entre outros.

 

[anuncio_2]

Próxima das seis

Mar do Sertão - Débora Bloch
Débora Bloch como Deodora em Mar do Serão (Reprodução / Globo)

No mês seguinte será a vez de No Rancho Fundo, que ocupará o lugar de Elas por Elas no horário das seis. Assinado por Mario Teixeira, o folhetim será uma comédia romântica contemporânea ambientada na região do Cariri, no sertão da Paraíba.

Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de Artur Azevedo, a novela mostra a história da jovem Quinota, que se entrega a Marcelo, um explorador de pedras preciosas. Só que o rapaz abandona a noiva e foge, dando início a uma grande confusão que é o ponto de partida da trama.

Nomes como Andrea Beltrão, Deborah Bloch e Welder Rodrigues estão no elenco da novela, que trará de volta alguns personagens de Mar do Sertão (2022), também assinada por Teixeira. José Loreto é cotado para interpretar o vilão.

[anuncio_3]

As substitutas

Cara e Coragem - Paolla Oliveira e Taís Araujo
Taís Araújo e Paolla Oliveira em Cara e Coragem (Reprodução / Globo)

A Globo também já bateu o martelo sobre as substitutas de suas novas produções. No horário das nove, entrará Mania de Você, com estreia para setembro no lugar de Renascer.

A trama de João Emanuel Carneiro vai girar em torno de Viola e Luna, duas chefs de cozinha rivais. Ora amigas, ora inimigas, as duas vão se unir para se vingar de Mavi, que arruinou a vida de Rudá.

Taís Araújo, Paolla Oliveira, Letícia Colin, Chay Suede, Gabriel Leone e Fábio Assunção estão cotados para integrar o elenco do folhetim, que se passará no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis.

A faixa das 19h terá como atração Conta Comigo, que marcará o retorno de Mauro Wilson, responsável por Quanto Mais Vida Melhor (2021). A história acompanhará a saga de Íris, vítima de abuso do marido, Túlio, um influente político que faz de tudo para arruinar a vida dela.

Já o horário das seis será ocupado por uma nova novela de Alessandra Poggi, que substituirá No Rancho Fundo a partir de novembro. Será a volta da autora depois de escrever Além da Ilusão (2022), também para as 18h. A trama ainda não tem título e enredo divulgados, mas já se sabe que será uma história de época, assim como o folhetim estrelado por Larissa Manoela.

As novas novelas de Record e SBT

A História de Ester
A História de Ester (Divulgação / Record)

A Record ainda terá a continuação de Reis, que contará com duas novas temporadas no próximo ano. Depois de finalizar a produção, a rede de Edir Macedo apostará em outra trama bíblica.

O folhetim escalado para entrar na sequência é A Rainha da Pérsia, assinada por Cristiane Cardoso. Com isso, a emissora apostará novamente na história de Ester, que já foi contada em duas minisséries distintas – a primeira em 1998, e a segunda em 2010.

Já o SBT continuará com A Infância de Romeu e Julieta até meados de 2024. Em seguida, virá uma nova novela infantil, mais uma vez baseada em uma história que está em domínio público, assim como vem acontecendo desde As Aventuras de Poliana (2018).

Durante o lançamento da programação, o canal de Silvio Santos deu algumas pistas sobre sua próxima novela. Tudo indica que será uma adaptação de O Jardim Secreto, livro infantil da autora inglesa Frances Hodgson Burnett que já teve versões para o cinema.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.