A nostalgia está na ordem do dia no universo audiovisual. Surfando nessa onda, produtoras estão apostando suas fichas em remakes ou continuações de grandes clássicos da teledramaturgia. Pantanal (2022) e a atual Elas por Elas apenas abriram o caminho para novas versões de sucessos.

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo

Dentre as atrações que devem ser lançadas em breve estão os remakes de Renascer (1993) e Dona Beija (1986). Além disso, há planos para novas versões de Vale Tudo (1988) e Pai Herói (1979), outras novelas de enorme sucesso. Já Betty, a Feia (1999) e Cheias de Charme (2012) vão ganhar continuações.

[anuncio_1]

Remakes confirmados

Com o sucesso da versão de 2022 de Pantanal, a Globo tratou de repetir o expediente. Por isso, mais uma vez, o canal vai apostar na adaptação de um clássico de Benedito Ruy Barbosa assinada por Bruno Luperi.

Renascer, grande sucesso de 1993, ganha um remake estrelado por Marcos Palmeira, que vive o protagonista José Inocêncio. A trama estreia em 22 de janeiro no horário nobre da Globo, e as expectativas são altas. O canal espera repetir o êxito de Pantanal.

Outra trama clássica que ganha um remake é Dona Beija, trama histórica da extinta Manchete. Desta vez, a trama é uma produção da Floresta e será exibida pela HBO Max. Grazi Massafera vive o papel-título, agora grafado como Dona Beja, como na obra literária que inspirou a novela. A trama, já em gravação, não tem previsão de estreia – acredita-se que será apenas em 2025.

[anuncio_2]

Remakes especulados

 

Embora ainda não estejam oficialmente confirmadas, são fortes os rumores de que Vale Tudo e Pai Herói, consideradas dois grandes clássicos, serão as próximas a ganhar novas versões.

A primeira, escrita originalmente por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, deve ganhar uma atualização pelas mãos de Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019). A trama é forte candidata ao horário nobre da Globo em 2025, substituindo Mania de Você, de João Emanuel Carneiro – que, por sua vez, entra na vaga de Renascer.

Já Pai Herói pode ganhar um remake pelas mãos de Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair, autora da versão original. A produção está na mira da HBO Max e pode ser uma das próximas novelas da plataforma de streaming da Warner – que, além de Dona Beja, também aposta em Beleza Fatal, uma trama original.

[anuncio_3]

Continuações

Além de remakes, as produtoras também estão de olho em continuações. É o caso de Betty, a Feia, clássico colombiano que foi exibido por aqui com sucesso pela RedeTV!. A sequência da história deve estrear este ano.

Desta vez, a novela virá em formato de série, lançada pela Prime Video. A produção vai mostrar o que aconteceu com Betty (Ana Maria Orozco) e Armando (Jorge Enrique Abello) 20 anos depois do final da novela, que foi escrita por Fernando Gaitán.

Cheias de Charme, mega sucesso do horário das sete da Globo, deve voltar em formato de longa-metragem. Prometida há tempos, a versão cinematográfica da história criada por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira pode finalmente sair do papel. Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond e Claudia Abreu não escondem a vontade de voltarem a viver Penha, Rosário, Cida e Chayene.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor