Os fãs das novelas dos anos 1980 da Globo já podem comemorar. A emissora prepara a volta de quatro produções desta época que prometem mexer com os noveleiros de plantão.

Cristina Mullins em Voltei pra Você
Cristina Mullins em Voltei pra Você

Dois clássicos já estão confirmados para junho no Globoplay. Ainda neste mês, o Viva também traz de volta a novela preferida de Gilberto Braga. Há ainda a promessa de retorno de uma trama obscura escrita por Aguinaldo Silva.

Confira o que vem por aí!

Água Viva

Uma das novelas mais celebradas de Gilberto Braga, escrita com a luxuosa colaboração de Manoel Carlos, Água Viva é uma das estreias do Projeto Resgate do Globoplay. A trama será disponibilizada nesta segunda (17).

Na trama, a órfã Maria Helena (Isabela Garcia) liga boa parte dos personagens. Seu pai biológico é Nelson Fragonard (Reginaldo Faria), boa-vida e irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard (Raul Cortez). Eles disputam o amor de Lígia (Betty Faria).

Água Viva marcou a estreia de Raul Cortez na Globo. Com 159 capítulos, a trama foi exibida de 4 de fevereiro a 8 de agosto de 1980.

Corpo a Corpo

A obra de Gilberto Braga, aliás, está em alta no Grupo Globo. Tanto que Corpo a Corpo, outro clássico do autor, estreia no canal Viva em 24 de junho. A novela, que nunca foi reprisada, substitui Direito de Amar às 14h40.

A novela conta a história de Eloá (Débora Duarte), mulher ambiciosa que, para ascender profissionalmente, firma um pacto com o misterioso Raul (Flavio Galvão). O sucesso, no entanto, custa seu casamento com Osmar (Antonio Fagundes).

Braga, aliás, considerava Corpo a Corpo sua melhor novela.

“Na minha opinião, Corpo a Corpo é minha melhor novela, mas não é tão lembrada. O título, aliás, é muito ruim. Débora Duarte é extraordinária, mas, convenhamos, não é o primeiro nome de uma novela”, declarou o autor no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.

Voltei pra Você

Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1983, Voltei pra Você teve apenas seis capítulos preservados nos arquivos da emissora. Este material será disponibilizado no Globoplay a partir do dia 24 de junho, por meio do Projeto Fragmentos.

A trama mostra a fase adulta dos personagens Serelepe (Ayres Pinto) e Pituca (Patrícia Aires), de Meu Pedacinho de Chão (1971). A novela começa quando Pedro (Paulo Castelli) – o Serelepe – volta a São João Del Rei.

Neste retorno, ele descobre que o coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pai de Liliane (Cristina Mullins) – a Pituca – , tomou posse de terras que pertenciam à sua família. Com isso, o mocinho se divide entre o amor por Liliane e a vingança contra o coronel.

O Outro

Novela esquecida de Aguinaldo Silva, O Outro (1987) deve ganhar uma nova chance no Globoplay. De acordo com o site Heloisa Tolipan, a novela está confirmada no Projeto Resgate. Porém, ainda não há uma data para o retorno.

A novela gira em torno de sósias, o rico Paulo Della Santa e humilde Denizard de Mattos, vividos por Francisco Cuoco. Eles se encontram no banheiro de um posto de gasolina, que explode. Denizard, então, é resgatado no lugar de Paulo e assume sua identidade.

O Outro causou polêmica em sua exibição original por ter sido acusada de plágio pela autora Tania Lamarca. Talvez por isso, a novela nunca foi reprisada na Globo. Mas agora deve ganhar uma nova chance no Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor