Com várias novelas inéditas se tornando fracassos de audiência, é comum que as emissoras invistam no que deu certo no passado. Com isso, vários remakes têm ganhado espaço na televisão brasileira, como Pantanal (2022) e a atual novela das seis da Globo, Elas por Elas.

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo (divulgação/Globo)

Nesse cenário, dois reboots estão confirmados, enquanto outros dois – entre eles Vale Tudo (1988) – correm por fora para ganhar uma repaginada no futuro.

A próxima novela revisitada já está em produção. Renascer, uma releitura da obra de Benedito Ruy Barbosa escrita em 1993, substituirá Terra e Paixão em janeiro de 2024.

[anuncio_1]

Remake de Renascer na Globo

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

A ideia de trazer Renascer de volta surgiu após o êxito da adaptação de Pantanal, tanto que o autor será o mesmo: Bruno Luperi, neto de Benedito. A obra original em questão foi contada pela extinta TV Manchete em 1990 e se tornou o maior fenômeno da antiga emissora, ganhando diversas reprises, não apenas por lá, mas também no SBT, em 2008.

Já Renascer, escrita em 1993, é ambientada no sul da Bahia e conta a história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), homem que chega numa fazenda abandonada e inicia ali o seu destino, tornando-se o maior produtor de cacau da região.

Durante vários anos, José Inocêncio vive a vida perfeita ao lado da amada, Maria Santa (Duda Santos). Mas tudo muda quando ela morre no parto do filho caçula, João Pedro (Juan Paiva), que passa a ser rejeitado pelo pai. É a partir daí que os dois passam a rivalizar em diversos aspectos.

 

[anuncio_2]

Nova versão de Dona Beija

Grazi Massafera em Dona Beja
Grazi Massafera em Dona Beja (Divulgação)

Outra novela que já está em produção é Dona Beja, que revisitará o sucesso Dona Beija (1986), da extinta Manchete. A obra agora será transmitida no streaming.

Será a primeira produção de dramaturgia nacional da HBO Max, que entrou com tudo no mercado brasileiro e vai disponibilizar a novela já no próximo ano.

A nova versão do sucesso contará com Grazi Massafera no papel que já foi de Maitê Proença, além de contar também com nomes como David Junior, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Otávio Muller, Tuca Andrada, entre outros.

[anuncio_3]

Vale Tudo

Beatriz Segall em Vale Tudo
Beatriz Segall em Vale Tudo

Sem confirmação oficial, Vale Tudo poderá ser uma nova aposta da Globo no futuro.

Considerada por muitos como uma das melhores novelas de todos os tempos, a narrativa atemporal retrata a luta de classes e a honestidade do brasileiro. A obra ficou marcada por apresentar personagens inesquecíveis, como Maria de Fátima (Gloria Pires) e Odete Roitman (Beatriz Segall).

Segundo rumores, a trama escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bàsseres estaria na mira da toda-poderosa para ser adaptada. A emissora não confirmou oficialmente, mas são fortes os indícios de que o remake realmente vai acontecer, sob a autoria de Manuela Dias. Com isso, a nova Vale Tudo é forte candidata a substituir Mania de Você, trama de João Emanuel Carneiro que estreia após Renascer.

Xica da Silva

Zezé Motta e Taís Araujo
Zezé Motta e Taís Araujo em Xica da Silva (Reprodução / Web)

Outra novela que estaria sendo preparada em sigilo é o remake de Xica da Silva (1996), trama estrelada por Taís Araujo, Zezé Motta, Murilo Rosa, Drica Moraes, entre outros.

Escrita por Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Rangel, a obra também foi transmitida pela TV Manchete.

Segundo informações do site Notícias da TV, a emissora está negociando os direitos da história com o objetivo de exibi-la no Globoplay. Ainda de acordo com o site, a Globo já consultou profissionais de diversas áreas de produção, caracterização e cenografia. Porém, não há qualquer confirmação oficial sobre o projeto.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor