Um símbolo muito famoso e querido pelas crianças e adultos dos anos 80 e 90 está de volta. A Galinha Azul, da Maggi, retorna com uma moderna roupagem, mas com o mesmo estilo de sempre.

O retorno da simpática galinha é uma forma de comemorar os 100 anos de Nestlé no Brasil por meio de uma campanha que resgata um símbolo famoso para as redes sociais, usando influenciadores e trazendo dicas de receitas via WhatsApp.

Criado por Marcos Luporini e Juliano Prado, o desenho da Galinha Azul marcou época por meio de promoções e jingles envolvendo programas e emissoras de TV.

Sua primeira grande campanha foi no horário nobre da Globo, na qual os telespectadores enviavam cartas para concorrer a grandes prêmios. Durante os intervalos da programação, Lima Duarte aparecia para conversar com uma animação da galinha que, a seguir, bicava uma letra da palavra Maggi. Nas correspondências enviadas, os participantes tentavam apontar as datas e as letras corretas para ganhar as premiações.

Essa experiencia gerou outra promoção em conjunto com a emissora carioca, que envolveu um dos grandes sucessos da década de 1980, a novela Vale Tudo.

O grande mistério da trama era saber quem matou a vilã Odete Roitman. Para aproveitar o buzz, a Maggi realizou uma promoção com o público com a participação de Cesar Filho: seis pessoas que acertassem o assassino ou a assassina levariam prêmios que podiam chegar a cinco milhões de cruzados cada.

O resultado foi estrondoso, com 2,5 milhões de cartas enviadas para o concurso. No entanto, apenas 5% dos participantes acertaram que Leila, personagem de Cássia Kiss, era a verdadeira assassina de Roitman.

Essa promoção foi revolucionária e a Galinha Azul virou marca constante na tela da televisão. Quem ligasse a televisão no Viva a Noite, do SBT, além do clássico Baile dos Passarinhos, iria ver o público e o próprio Gugu dançarem a música da Maggi: “de leste a oeste, de norte a sul, a onda é a dança da Galinha Azul”. As crianças adoravam acompanhar em casa!

Ainda no SBT, foi realizado um concurso para que os telespectadores enviassem cartas apontando quantas vezes a mascote aparecia durante a exibição de um determinado filme. O sorteio era apresentado por Silvio Santos.

Presente no imaginário popular, a personagem da Maggi era parte em todas as datas especiais, como Dia das Mães, Natal e Carnaval, além da Copa do Mundo e até ao lado da dupla Leandro & Leonardo, que viviam o auge da fama.

A volta da Galinha Azul é a chance da nova geração conhecer uma figura que conquistou o público por muitos anos e não merecia ter desaparecido.

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Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor