A Fiat, uma das maiores montadoras de todo o mundo, anunciou a decisão de tirar de circulação carros da cor cinza. Atualmente, no Brasil, esta é a terceira cor de automóvel mais vendida.

Fábrica da Fiat em Betim (MG)
Fábrica da Fiat em Betim (MG)

“O mundo não precisa de mais um carro cinza”, disparou o francês Olivier François, CEO da Fiat.

Ele declarou isso, inclusive, antes de entrar a bordo de um Fiat 600e na cor Grigio Moda. A cena foi gravada na praça Giuseppe Garibaldi, na cidade de Lerici, região da Ligúria italiana.

É importante lembrar que a decisão se aplica apenas para a Itália. As cores branca e preta, líderes de venda no país, seguirão sendo comercializadas normalmente.

[anuncio_1]

Por que a Fiat acabou com o cinza?

Segundo o jornalista especializado da Auto Esporte, Luiz Guerrero, a decisão não é industrial e sim de marketing. Inicialmente, ela está sendo tomada apenas na Itália “país do amor, da paixão, da vida e do otimismo”, segundo o comunicado.

Na Europa, o cinza é a cor mais popular em outros países, como Alemanha e Reino Unido. E por essa razão, existe uma grande chance do público ficar insatisfeito com a decisão da montadora. É importante lembrar também que os tons neutros seguem dominando e sendo preferência entre os clientes do mundo inteiro.

A indústria automobilística tem o costume de investir pesado em pesquisas referentes às cores de seus veículos, ainda mais quando se trata de uma lançamento. A pesquisa, claro, aponta a preferência dos clientes e a projeção das vendas.

O que significa a palavra Fiat?

Segundo informações disponíveis no próprio site da montadora, a sigla FIAT é uma abreviação de Fabbrica Italiana Automobili Torino.

Fundada em 1899, a empresa, que tem sede em Turim, se tornou um símbolo de criatividade e tecnologia, transformando a mobilidade global desde sua criação.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.