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Principal aposta do ano no SBT, a novela A Infância de Romeu e Julieta vem amargando péssimos índices de audiência. A trama de Íris Abravanel caminha para se tornar a novela infantil menos vista da emissora desde o início da aposta contínua no filão, que começou com Carrossel (2012).
Bianca Rinaldi como Vera em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / SBT)Até então consideradas imbatíveis, as novelas infantis do SBT começam a dar sinais de desgaste. A trama sem grandes atrativos e até a “concorrência” com a Prime Video ajudam a explicar a má fase.
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Falta de carisma
Íris Abravanel e sua equipe foram ousados ao transformar o dramalhão de William Shakespeare numa trama de novela infantil. Uma ideia que até parecia a prova de erros, já que um amor proibido costuma ser uma fórmula certeira em folhetins.
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Mas, na prática, A Infância de Romeu e Julieta deixa muito a desejar. Os autores criaram todo um entorno para justificar a rivalidade entre as famílias de Romeu (Miguel Angelo) e Julieta (Vittoria Seixas), inserindo até mesmo a especulação imobiliária como um dos elementos do enredo. A ideia, claramente, era ampliar o público-alvo, já que as tramas envolvendo personagens adultos ganharam peso.
Isso ajuda a explicar a fraca recepção da novela. Lá atrás, quando começou a apostar nas tramas infantis, o SBT segmentou sua audiência com um público muito bem definido. Carrossel era um programa para crianças e ponto. E funcionou. Já Romeu e Julieta se mostra dispersa ao atirar para todos os lados. O resultado é uma trama sem foco e sem carisma.
Erro que se repete
A autora, aliás, já havia cometido um erro semelhante em Poliana Moça (2022). A proposta da trama anterior era agradar o público teen, narrando a adolescência da personagem-título. No entanto, a mesma proposta se perdeu completamente quando o co-protagonista do enredo era nada menos que Pinóquio (João Pedro Delfino).
Deste modo, não havia como o público teen se identificar com as questões da juventude de Poliana (Sophia Valverde) se a jovem andava com um boneco eletrônico a tiracolo que sonhava em se tornar um menino de verdade. Houve um conflito entre públicos, o que pode explicar a baixa audiência da novela.
Com Romeu e Julieta, o problema é semelhante. Há um pano de fundo adulto para narrar uma história de amor envolvendo adolescentes. No entorno, há ainda um núcleo mais infantil. Essa mistura acaba diluindo o interesse do público.
Concorrente?
A Infância de Romeu e Julieta é a primeira novela infantil do SBT realizada em parceria com a Prime Video, plataforma de streaming da Amazon. A gigante internacional quis entrar no filão de olho nos bons resultados que as novelas do SBT fazem até hoje na Netflix.
Nas redes sociais, são muitos os espectadores que acompanham a novela pelo streaming, já que a Prime libera blocos de cinco capítulos semanalmente, antes de eles irem ao ar pelo SBT. Ou seja, estaria havendo aí uma “canibalização”, já que parte do público prefere maratonar a história no streaming do que esperar os capítulos no canal.
No entanto, a nova prática não deve afetar tão consideravelmente o desempenho da trama na TV. Afinal, o alcance da Prime Video ainda é menor que o de uma TV aberta do tamanho do SBT. Além disso, Romeu e Julieta não figura no Top 10 da Prime, o que indica que sua audiência no streaming também não anda lá essas coisas.
Sendo assim, o maior problema de A Infância de Romeu e Julieta é mesmo a trama fraca e sem grande apelo ao público. As histórias assinadas por Íris Abravanel e sua equipe perdem força ano a ano, o que indica uma urgente necessidade de renovação do próprio SBT.