Tentativa da Band de entrar na guerra de audiência dos programas matinais, o programa Aqui na Band entrou no ar em 27 de maio de 2019. A atração reunia Silvia Poppovic e Luis Ernesto Lacombe, que comentavam as notícias do dia e promoviam debates e entrevistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o programa foi um fiasco e não fez nem cócegas na concorrência. Além disso, a apresentadora Silvia Poppovic ficou menos de um ano no comando da atração e foi dispensada por telefone, o que a revoltou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, sem Silvia, o programa caiu ainda mais, foi alvo de várias polêmicas e saiu do ar sem deixar rastros pouco mais de um ano depois da estreia.
Boa filha
Silvia Poppovic se tornou uma popular apresentadora na televisão brasileira ao comandar um programa vespertino que levava seu nome na Band. A atração ficou no ar entre 1992 e 2001. Depois disso, Silvia voltou à emissora para comandar o vespertino Boa Tarde em 2010.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 2019, Silvia foi convidada mais uma vez para retornar à Band, desta vez para dividir o comando da revista eletrônica matinal Aqui na Band com Luis Ernesto Lacombe. Ao estrear, a dupla chamou a atenção por sempre discordar enquanto comentavam as notícias, já que Silvia expunha uma visão mais progressista, enquanto Lacombe tinha um viés conservador.
Apesar das discordâncias, ambos garantiam que eram bons amigos e que se entendiam muito bem nos bastidores.
“Ele é meu amigo. A gente pensa diferente a respeito de política, mas isso não quer dizer nada”, disse Silvia em uma entrevista.
“Puxaram meu tapete”
Em abril de 2020, Silvia Poppovic foi afastada do Aqui na Band. Era o início da pandemia de Covid-19 e a apresentadora, por pertencer ao grupo de risco da doença, foi orientada a ficar em casa. Pouco tempo depois, a Band anunciou a demissão da jornalista, que foi substituída por Nathalia Batista, esposa do diretor da atração, Vildomar Batista
Silvia Poppovic foi demitida por telefone e pega totalmente de surpresa. Em seu Instagram, ela desabafou sobre o que aconteceu.
“Puxaram meu tapete? Digo que meu tapete é maior do que essa história de ser puxado. Levei um susto. Acho que fui desrespeitada. Fiquei chateada”, afirmou.
“Nesse sentido, puxaram meu tapete. Fico surpreendida. De outro lado, sou que nem bolo: quanto mais batem em mim, mais eu cresço. Não me abato, levo o negócio e me levanto”, declarou.
“Foi uma saída inesperada, estou chateada, podia ter negociado de uma maneira mais suave. Tive que interromper esse processo de uma maneira sem negociar. Podia ter passado essa fase do isolamento, da quarentena”, completou a profissional.
O fim do Aqui na Band
Com a demissão de Silvia Poppovic e a saída dos colaboradores, Aqui na Band teve seu formato alterado e passou a promover debates políticos, quase sempre saindo em defesa de Jair Bolsonaro, então presidente da República.
Nesta fase, o programa foi acusado de disseminar fake news, defendendo o uso de medicamentos para o “tratamento” da Covid que iam contra os estudos científicos. Além disso, a atração gerou um mal-estar entre Vildomar Batista e a direção de jornalismo da Band quando promoveu o “debate” com o tema “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”.
Rodolfo Schneider, diretor executivo de Jornalismo da Band, questionou o matinal, afirmando que a discussão não fazia o menor sentido, já que a Polícia Federal já havia concluído de que não houve mandante. A falta de equilíbrio do debate, que contou apenas com aliados do então presidente, também foi questionada pela direção de jornalismo da emissora.
Incomodada com os rumos do programa, a Band resolveu acabar de vez com a atração, contratando Mariana Godoy para assumir um novo matinal. O Aqui na Band, então, passou a ser reprisado até sair do ar de vez, em 18 de setembro de 2020. Já o programa com Mariana Godoy nunca saiu do papel e a atração foi substituída pelo The Chef com Edu Guedes.