A Globo confirmou para o dia 11 de dezembro, às 16h20, a volta de mais uma novela em um de seus canais pagos. O Viva passa a exibir Malhação Conectados (2011), uma das mais obscuras e controversas temporadas da novelinha teen.

Thais Melchior em Malhação Conectados
Malhação Conectados (Reprodução / Globo)

A temporada, escrita por Ingrid Zavarezzi, foi uma tentativa ousada da Globo de dar uma nova cara à Malhação, que padecia ao repetir os mesmos conflitos amorosos de sempre. No entanto, a pegada sobrenatural proposta pela autora foi rejeitada e a audiência caiu consideravelmente.

[anuncio_1]

Renovação

Malhação Conectados
Malhação Conectados (Divulgação)

Malhação Conectados marcou o início de uma grande mudança na trama teen. Pela primeira vez, a temporada não tinha qualquer ligação com as temporadas anteriores – a temporada anterior, de 2010, se passava numa outra unidade do colégio Primeira Opção, mantendo um vínculo com a franquia. Conectados também era a primeira Malhação, desde 1999, que não tinha uma escola como cenário principal.

Além disso, a ideia era mudar também a trama, que deixaria de lado os típicos conflitos adolescentes para apostar no suspense e no sobrenatural. A ideia era surfar na onda das séries que faziam sucesso na época, como Lost ou Supernatural.

Na trama, o mocinho Gabriel (Caio Paduan) é um blogueiro especializado em assuntos sobrenaturais. O rapaz é sensitivo e se vê ligado à história de Alexia (Bia Arantes), uma jovem que não superou a morte do namorado Douglas (Pierre Baitelli) e é atormentada por visões dele.

Gabriel vai morar no apartamento de Cristal (Thais Melchior) e Babi (Marcella Rica) e ocupa justamente o quarto que era de Alexia. Ele começa a investigar a morte de Douglas e encontra uma série de coincidências, como o número 1046.

[anuncio_2]

Desastre

Lucas Cordeiro, Virginia Cavendish e Kadu Moliterno em Malhação Conectados
Lucas Cordeiro, Virginia Cavendish e Kadu Moliterno em Malhação Conectados (Renato Rocha Miranda / Globo)

A Globo apostou todas as suas fichas na renovação de Malhação. Tanto que entregou a temporada à autora Ingrid Zavarezzi, que vinha de êxitos na TV paga, como a série Beijo, Me Liga, no Multishow.

No entanto, a trama de suspense e mistério não empolgou o público e derrubou a audiência de Malhação consideravelmente. A crise foi tão feia que a emissora desistiu da Malhação “diferentona” e mudou totalmente os rumos da trama.

A autora Ana Maria Moretzsohn foi convocada para auxiliar Ingrid Zavarezzi no texto da novela. O veterano Ricardo Linhares, por sua vez, foi escalado como supervisor de texto. Com isso, Malhação Conectados mudou da água para o vinho.

 

[anuncio_3]

Mudança

Elenco de Malhação Conectados
Elenco de Malhação Conectados (divulgação/Globo)

Para tentar estancar a fuga do público, a trama de suspense de Malhação foi completamente encerrada. Os enigmas foram respondidos antes do fim da história e o sobrenatural saiu de cena, dando espaço a uma trama mais convencional.

Assim, Malhação Conectados virou “mais uma” Malhação. Cristal, que inicialmente era uma mocinha, foi transformada do nada em uma vilã. Já Gabriel e Alexia passaram a formar o principal par romântico do enredo, com a megerinha no encalço deles.

Ainda assim, a audiência da temporada ficou muito aquém do que a Globo esperava. Os números só reagiram na reta final. Com isso, a emissora acabou desistindo de fazer qualquer mudança mais drástica no enredo de Malhação. Tanto que a temporada seguinte foi a convencional Malhação: Intensa como a Vida (2012), que ampliou a audiência do horário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor