Fiasco: fenômeno no streaming, novela passa vergonha na Globo

21/10/2022 às 18h15

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, a estreia de Verdades Secretas 2 no Globoplay deu o que falar. A continuação da história de Angel (Camila Queiroz) bateu recordes de visualizações na plataforma, além de ter alcançado grande repercussão. Nas redes sociais, o público debatia sobre os os capítulos da trama de Walcyr Carrasco, enquanto a imprensa especulava sobre o que viria pela frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, Verdades Secretas 2 recebeu uma atenção digna de novela do horário nobre da Globo. Mesmo quem não assinava o Globoplay era capaz de saber o que passava na trama, tamanha a repercussão alcançada pela primeira novela que a emissora lançou na plataforma. Afinal, além da curiosidade natural despertada pela continuação de uma novela, algo pouco comum, ainda haviam notícias sobre as cenas ousadas de sexo, o que garantia o interesse na produção.

No entanto, um ano depois, a novela chega à TV Globo e passa praticamente despercebida. Exibindo uma versão “compacta” num horário incrivelmente ingrato (por volta da meia-noite), a emissora não consegue reproduzir o barulho que a novela alcançou ao estrear na plataforma.

LEIA TAMBÉM:

Escondida na madrugada

Verdades Secretas, a primeira temporada, foi um grande sucesso da Globo na faixa das 23 horas. em 2015. Além de revelar Camila Queiroz, que se tornou uma jovem estrela do canal, a trama envolveu o público com sua mistura explosiva entre o mundo (e o submundo) da moda, prostituição e o vício em drogas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a boa receptividade, a emissora não resistiu à ideia de produzir uma sequência da trama. Afinal, parecia uma boa ideia lançar seu novo projeto de novelas para o Globoplay com uma trama já testada antes e com personagens bastante conhecidos do público.

Porém, um ano depois da estreia de Verdades Secretas 2, a emissora tem evitado o “oba oba” em torno de sua exibição na TV aberta. Ou seja, o produto lançado com pompa no ano passado não mereceu um relançamento. Pelo contrário. Dá a impressão de que a Globo se envergonha do produto e prefere escondê-lo na madrugada. O exibe por obrigação (e para recuperar o dinheiro investido, claro).

Vergonha?

Verdades Secretas 2

Mas, afinal, o que aconteceu neste um ano que fez a Globo mudar de postura em relação a Verdades Secretas 2? Por que a trama mereceu um lançamento digno de superprodução no ano passado, mas um relançamento praticamente inexistente este ano?

O fato de a trama ter sido alvo de duras críticas ao longo de sua exibição no Globoplay ajuda a explicar este atual pouco caso. Ao contrário da primeira temporada de Verdades Secretas, a segunda fase não caiu nas graças da crítica especializada e rendeu muitos comentários negativos dos espectadores.

Enquanto na primeira temporada se sabia bem a história que se pretendia contar, a segunda leva não apresentou sequer um fiapo de trama. As viradas rocambolescas e a enrolação constante aborreceram o público. Além disso, a troca de direção transformou Verdades Secretas 2 num pastiche. Havia uma seriedade no comando de Mauro Mendonça Filho que se perdeu com Amora Mautner.

Por fim, a própria Globo parece ter reconhecido que as cenas de sexo de Verdades Secretas 2 se mostraram exageradas. Não pelo número em si, já que a trama é toda calcada no sexo e, portanto, é natural que suas cenas apelem para a sensualidade. Mas a coreografia destas sequências passou do ponto, indo do sensual ao tragicômico.

Ainda assim, parece um desperdício esconder Verdades Secretas 2, mesmo considerando o potencial que a trama tinha de ser, novamente, assunto. Esperamos que Todas as Flores tenha melhor sorte quando for exibida na TV, no ano que vem.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.