André Santana

No ano passado, a estreia de Verdades Secretas 2 no Globoplay deu o que falar. A continuação da história de Angel (Camila Queiroz) bateu recordes de visualizações na plataforma, além de ter alcançado grande repercussão. Nas redes sociais, o público debatia sobre os os capítulos da trama de Walcyr Carrasco, enquanto a imprensa especulava sobre o que viria pela frente.

Ou seja, Verdades Secretas 2 recebeu uma atenção digna de novela do horário nobre da Globo. Mesmo quem não assinava o Globoplay era capaz de saber o que passava na trama, tamanha a repercussão alcançada pela primeira novela que a emissora lançou na plataforma. Afinal, além da curiosidade natural despertada pela continuação de uma novela, algo pouco comum, ainda haviam notícias sobre as cenas ousadas de sexo, o que garantia o interesse na produção.

No entanto, um ano depois, a novela chega à TV Globo e passa praticamente despercebida. Exibindo uma versão “compacta” num horário incrivelmente ingrato (por volta da meia-noite), a emissora não consegue reproduzir o barulho que a novela alcançou ao estrear na plataforma.

Escondida na madrugada

Verdades Secretas, a primeira temporada, foi um grande sucesso da Globo na faixa das 23 horas. em 2015. Além de revelar Camila Queiroz, que se tornou uma jovem estrela do canal, a trama envolveu o público com sua mistura explosiva entre o mundo (e o submundo) da moda, prostituição e o vício em drogas.

Com a boa receptividade, a emissora não resistiu à ideia de produzir uma sequência da trama. Afinal, parecia uma boa ideia lançar seu novo projeto de novelas para o Globoplay com uma trama já testada antes e com personagens bastante conhecidos do público.

Porém, um ano depois da estreia de Verdades Secretas 2, a emissora tem evitado o “oba oba” em torno de sua exibição na TV aberta. Ou seja, o produto lançado com pompa no ano passado não mereceu um relançamento. Pelo contrário. Dá a impressão de que a Globo se envergonha do produto e prefere escondê-lo na madrugada. O exibe por obrigação (e para recuperar o dinheiro investido, claro).

Vergonha?

Verdades Secretas 2

Mas, afinal, o que aconteceu neste um ano que fez a Globo mudar de postura em relação a Verdades Secretas 2? Por que a trama mereceu um lançamento digno de superprodução no ano passado, mas um relançamento praticamente inexistente este ano?

O fato de a trama ter sido alvo de duras críticas ao longo de sua exibição no Globoplay ajuda a explicar este atual pouco caso. Ao contrário da primeira temporada de Verdades Secretas, a segunda fase não caiu nas graças da crítica especializada e rendeu muitos comentários negativos dos espectadores.

Enquanto na primeira temporada se sabia bem a história que se pretendia contar, a segunda leva não apresentou sequer um fiapo de trama. As viradas rocambolescas e a enrolação constante aborreceram o público. Além disso, a troca de direção transformou Verdades Secretas 2 num pastiche. Havia uma seriedade no comando de Mauro Mendonça Filho que se perdeu com Amora Mautner.

Por fim, a própria Globo parece ter reconhecido que as cenas de sexo de Verdades Secretas 2 se mostraram exageradas. Não pelo número em si, já que a trama é toda calcada no sexo e, portanto, é natural que suas cenas apelem para a sensualidade. Mas a coreografia destas sequências passou do ponto, indo do sensual ao tragicômico.

Ainda assim, parece um desperdício esconder Verdades Secretas 2, mesmo considerando o potencial que a trama tinha de ser, novamente, assunto. Esperamos que Todas as Flores tenha melhor sorte quando for exibida na TV, no ano que vem.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor