André Santana

Elas por Elas foi uma tentativa da Globo de dar uma oxigenada na faixa das seis. Após várias tramas de época e/ou interioranas, a emissora resolveu mudar e apostou numa comédia moderna e urbana no horário. Mas a aposta não funcionou e a atual novela das seis tem tudo para se tornar um fiasco histórico do horário.

Monique Alfradique e Luis Navarro em Elas por Elas
Monique Alfradique e Luis Navarro em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Aprendida a lição, a emissora não deve mais inventar moda. O canal vai apostar no que sabe que costuma funcionar e resgatará elementos dos últimos sucessos do horário em suas produções futuras. As próximas novelas das seis repetirão a mesma fórmula vista em Além da Ilusão (2022) e Mar do Sertão (2022).

[anuncio_1]

Interior de volta

Isadora Cruz e Sérgio Guizé
Isadora Cruz e Sérgio Guizé em Mar do Sertão (Reprodução / Globo)

A direção da Globo ficou muito satisfeita com Mar do Sertão. A novela de Mário Teixeira registrou bons índices de audiência e alcançou excelente repercussão. Os divertidos moradores da cidade de Canta Pedra, do interior do Nordeste, caíram nas graças do público.

Assim, o canal nem pretende disfarçar que a substituta de Elas por Elas será praticamente uma continuação de Mar do Sertão. Batizada de No Rancho Fundo, a próxima novela das seis será uma comédia romântica interiorana, tal qual a trama estrelada por Isadora Cruz.

Para não deixar dúvidas que No Rancho Fundo bebe da mesma fonte de Mar do Sertão, vários personagens da novela anterior retornarão na nova produção. Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Cira (Suzy Lopes) e até a vilã Deodora (Débora Bloch) devem reaparecer na trama.

 

[anuncio_2]

Romance de época

Caroline Dallarosa
Caroline Dallarosa como Arminda na novela Além da Ilusão (Divulgação / Globo)

Ao final de No Rancho Fundo, a Globo vai apostar num novo romance de época, como foi Amor Perfeito (2023) e Além da Ilusão. Alessandra Poggi, autora desta última, é quem deve assinar o texto da trama das seis que estreará no segundo semestre de 2024.

Ainda não se sabe qual será a história do novo folhetim. No entanto, a coluna Play, do jornal O Globo, já adiantou que será uma nova produção de época. A novela deve ser ambientada nos anos 1950.

Assim, a autora Alessandra Poggi dá um salto de 10 anos, já que Além da Ilusão se passava na década de 1940. Mas, ainda assim, a expectativa é que a trama pise fundo no romance, fórmula que o público da faixa das seis está acostumado.

[anuncio_3]

Fracasso

Deborah Secco e Lázaro Ramos em Elas por Elas
Deborah Secco (Lara) e Lázaro Ramos (Mário) em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Ao aprovar duas novelas bastante convencionais para o horário das seis, a Globo sinaliza que não está disposta a errar mais na faixa. O canal apostou em Elas por Elas, remake do clássico de Cassiano Gabus Mendes, para revitalizar o horário, mas a trama vem batendo recordes negativos.

Antes de definir Mário Teixeira e Alessandra Poggi como os autores das próximas novelas das seis, a emissora havia escalado Lícia Manzo, que já estava escrevendo O País de Alice para substituir Elas por Elas. No entanto, o canal avaliou que o texto da autora não tinha apelo popular e considerou que a trama não tinha força para reverter a crise da atual novela das seis.

Deste modo, se No Rancho Fundo e a novela de Alessandra Poggi fizerem sucesso, a Globo dificilmente se abrirá para novas experiências no horário das seis. A tendência é que o arroz com feijão se mantenha no horário, para que o canal evite novos “sustos”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor