O SBT já havia começado a acelerar os acontecimentos na atual reprise de Rebelde, exibida nas tardes da emissora desde 12 de junho. Cenas desnecessárias ou de figurantes já estavam sendo cortadas desde o mês passado.

Rebelde - Dulce Maria
Dulce María como Roberta em Rebelde (Divulgação / Televisa)

Muitos telespectadores, inclusive, haviam elogiado a edição, que estava ágil e não comprometia o entendimento da narrativa por não eliminar partes importantes.

O propósito era enxugar a história e chegar mais rápido ao contexto da criação do grupo RBD, que se originou da trama mexicana e até hoje faz sucesso em todo o mundo.

Acontece que a paciência da emissora com a novela terminou. Desde o começo de agosto, a rede intensificou os cortes, passando a editar três capítulos em um.

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Retalhada

Atrizes de Rebelde
Angelique Boyer (Vick), Anahí (Mia) e Estefanía Villarreal (Celina) em Rebelde (Divulgação / Televisa)

A rede jogou a toalha nesta semana e chegou a resumir um capítulo inteiro a poucos minutos de arte.

No capítulo exibido na última segunda-feira (07), a estação exibiu os correspondentes originais dos capítulos 59, 60 e 61.

O primeiro, de 40 minutos, foi editado em 24, enquanto o do meio, de 42, teve apenas 12 minutos levados ao ar. Já o último, teve um pouco mais de compaixão dos editores e. dos 43, contou com a transmissão de metade.

Quando termina Rebelde no SBT?

Rebelde - Alfonso Herrera, Anahí, Christopher von Uckermann e Dulce María
Dulce María, Christopher von Uckermann, Anahí e Alfonso Herrera, protagonistas de Rebelde (Divulgação / Televisa)

Caso a edição prossiga dessa forma, o canal exibirá cerca de 15 capítulos originais por semana, resultando em incríveis 60 capítulos por mês.

Ou seja, com três capítulos por dia nos próximos meses, a primeira temporada de Rebelde chegaria ao fim em outubro deste ano, praticamente sem chance alguma das outras fases serem transmitidas.

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Sem chances

Programa Silvio Santos
Programa Silvio Santos, no SBT (Reprodução / SBT)

A decisão de se livrar do título chama a atenção. Primeiro, porque a trama ainda nem completou dois meses no ar e sequer teve chances de ser observada uma melhora no seu desempenho, que geralmente ocorre com qualquer telenovela que vai angariando público ao longo de sua exibição.

Existe ainda a falta de vontade da emissora em realizar ajustes de horário, coisa que nunca foi problema para o SBT de Silvio Santos. Porém, nos últimos tempos, o canal tem estado cada vez mais inerte quanto a isso e nada faz para mudar os horários com problemas.

Direção está perdida

Fofocalizando - Chris Flores, Flor Fernandez, Gabriel Cartolano, Gaby Cabrini, Isabelle Benito, Kallyna Sabino e Leo Dias
Equipe do Fofocalizando (Divulgação / SBT)

A maior indagação, por exemplo, é o que o canal pretende colocar no lugar para “salvar a pátria”, já que, vale dizer, todos os ajustes de grade observados nos últimos tempos resultaram em um fracasso retumbante de estratégia.

Também é bom destacar que toda a grade do canal se afoga em um mar de baixíssimas audiências, não sendo um problema exclusivo da reprise do drama juvenil. Rebelde nem responde pelo menor ibope da faixa vespertina, esse posto é do Fofocalizando, mesmo com duas horas de duração.

Os cortes em Rebelde demonstram o desespero de acabar logo com a sua exibição. Mais, a decisão escancara um despreparo colossal da diretoria em desistir da trama.

Primeiro, porque a faixa-horária é totalmente aleatória para exibir um drama juvenil, que além de tudo é claramente um tapa-buraco na programação criada sem mais nem menos.

Seguindo pela decisão de apostar em um título de 440 capítulos sem saber exatamente o que querem do horário escolhido para os próximos anos.

E o pior, decidindo acabar com tudo menos de dois meses depois – e sem ideia alguma do que colocar no lugar -, o SBT está correndo o grande risco de ver a “nova” atração marcar o mesmo ou até menos nesta combalida programação atual fadada eternamente ao fracasso.

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Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor