Escolhida para substituir Mulheres de Areia (1993) na faixa Edição Especial, Cheias de Charme (2012) não se revelou uma boa escolha da Globo. A trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez derrubou os índices de audiência do horário.

Claudia Abreu em Cheias de Charme
Claudia Abreu em Cheias de Charme

O repeteco, inclusive, enfraqueceu a faixa, que foi criada para estancar a fuga de público para o Balanço Geral, da Record. O noticioso da concorrência voltou a subir, enquanto Cheias de Charme não repete o sucesso de sua antecessora.

Com isso, o futuro da faixa Edição Especial está em xeque. O espaço para reprises, inclusive, pode sair do ar de vez, já que rumores apontam que a Globo pretende lançar um novo programa ao vivo no horário. Até Eliana, que está deixando o SBT, aparece como opção para a faixa.

Como está a audiência de Cheias de Charme na Globo?

Até aqui, Cheias de Charme acumula média de 10,8 pontos no Kantar Ibope Media. Bem menos do que Mulheres de Areia, sua antecessora, que anotou 12,6. Antes, Chocolate com Pimenta (2003) registrou 13 pontos, e O Cravo e a Rosa (2000) cravou 14 de média geral.

Ou seja, a audiência da faixa das 14h40 vem caindo a cada reprise que a Globo lança no horário. Enquanto isso, o Balanço Geral da Record voltou a crescer. De acordo com o portal Notícias da TV, a atração de Reinaldo Gottino teve, em maio, seu melhor mês em dois anos, com média de 7,2 pontos.

Por enquanto, as fofocas de Gottino e Fabíola Reipert não ameaçam a liderança da Globo como nos tempos do Vídeo Show e do Se Joga. Mas a queda nos índices, somado ao crescimento da concorrência, mostram que o jogo pode virar a qualquer momento.

Qual será a substituta de Cheias de Charme?

A Edição Especial foi criada no final de 2021 com a reprise de O Cravo e a Rosa como uma arma da Globo para recuperar a liderança de audiência do horário, perdida para a Record. O quadro A Hora da Venenosa, exibido no Balanço Geral, foi o responsável pelo fim do Vídeo Show e do Se Joga.

A emissora virou o jogo com a reexibição do clássico de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira. Com altos índices de audiência, a trama estrelada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis devolveu a liderança para a Globo com facilidade.

Porém, o fraco desempenho de Cheias de Charme mostrou que o jogo não está ganho. Reprisar uma novela de sucesso nem sempre garante altos índices de audiência. Com isso, é possível que a Globo repense a Edição Especial.

Eliana vai para a Globo?

O fato de Alma Gêmea (2005) ter sido escalada para o Vale a Pena Ver de Novo, e não para a Edição Especial, é um indício de que a faixa de reprises das 14h40 pode chegar ao fim. Afinal, a ideia da Globo era reservar o primeiro horário para tramas das 18h e 19h, deixando o ‘Vale a Pena’ exclusivo de tramas das 21h.

Além disso, não é de hoje que existem rumores de que a Globo pensa em criar um novo programa ao vivo para exibir após o Jornal Hoje. Tati Machado, inclusive, era o nome mais cotado para assumir uma provável nova atração.

Mas a saída de Eliana do SBT e sua provável contratação pela Globo colocou a loira como uma possibilidade para o horário. De acordo com o jornal O Globo, já haveria até uma equipe formatando um novo programa vespertino para que Eliana comande.

Ainda não há nada confirmado, mas, com tantos rumores e indícios, fica claro que a Globo pensa, sim, numa mudança na grade vespertina. Assim, mais cedo ou mais tarde, a Edição Especial pode acabar e as reprises de novelas voltarem a ser exclusivas para o Vale a Pena Ver de Novo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor