O jornalismo do SBT sempre passou por altos e baixos; momentos de glória e de vergonha alheia. A última cartada de Silvio Santos foi criar o boletim Repórter SBT, inspirado no jurássico Repórter Esso.

Cidade Alerta - Marcelo Rezende

Em 2013, o dono do Baú mexeu em seu departamento de jornalismo e criou um noticiário que, de acordo com Silvio, abalaria os concorrentes, como José Luiz Datena e Marcelo Rezende, por conta da contratação de uma famosa figura de Brasília.

O talento de Neila Medeiros

SBT Notícias - Neila Medeiros

Neila Medeiros começou sua carreira no início dos anos 2000 como uma das apresentadoras da TV Ponta Negra, afiliada do SBT em Rio Grande do Norte. Em 2009, ela voltou à sua terra natal, a capital federal, e assumiu o SBT Brasília.

O jornal passou a focar os problemas dos moradores da cidade, dando espaço maior ao povo. Isso levou o programa à vice-liderança em 2013, muitas vezes incomodando a Globo no horário de seu DFTV.

A arma secreta do SBT

Carrossel

Em São Paulo, a direção do SBT batia cabeça na busca por uma solução para o horário da tarde. Marcelo Rezende, que comandava o Cidade Alerta da Record, e José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente da Band, venciam a concorrente no Ibope. O canal, por sua vez, exibia uma reprise de Carrossel (2012), que mal tinha saído do ar.

Silvio Santos viu a solução em Medeiros, que fazia um jornalismo atuante em Brasília e que poderia ser a mulher que derrotaria Rezende e Datena na audiência. A jornalista foi contratada para entrar em rede nacional no comando do SBT Notícias, substituto da reprise da novela infantil.

“A reprise de ‘Carrossel’ não deu o resultado esperado pela direção artística dessa emissora. Por esta razão, ‘Carrossel’ deixará de ser exibida, voltando a nossa programação dentro de um ano. Esse horário terá como atração Neila Medeiros, a única jornalista capaz de apresentar sozinha o novo programa jornalístico, SBT Notícias, enfrentando Datena e Marcelo Rezende”, prometiam as chamadas.

A aprovação do patrão

Silvio Santos

Tudo o que foi dito e escrito no anúncio não rendeu efeito. O telejornal entrou no ar e deixou o SBT em quarto lugar no Ibope. Questionada pelo Notícias da TV, a apresentadora argumentou que o patrão adorava o programa.

“O Silvio [Santos] adora o jornal. Ele tem a paciência de esperar que o jornal tome forma, encontre seu espaço e sua forma de fazer. Nossa preocupação agora não é a audiência, é fazer um jornal forte, importante, ético. A partir daí, o futuro dele é questão de tempo”, destacou Medeiros em 26/10/2013.

Baixa audiência e salário alto

Neila Medeiros

Mesmo com uma grande estrutura e contando com o jornalismo do SBT do Rio de Janeiro, a audiência ficava na mesma, a emissora ia mal no Ibope e com um grande gasto. Dois meses depois, em 15 de novembro, o telejornal saiu do ar.

Neila voltou à capital federal para comandar o SBT Brasília. Os bons tempos em que o jornal local atingia a vice-liderança ficaram para trás… Em seus últimos meses, o noticiário amargava o terceiro ou o quarto lugar no Ibope. Além dos números pífios, o alto salário que a jornalista trouxe de São Paulo incomodava os diretores do canal.

Depois de 12 anos no SBT, a jornalista foi demitida em junho de 2021. Hoje, ela faz parte da Record Brasília, onde comanda diariamente o DF no Ar.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor