Fernanda, uma das protagonistas vividas por Christiane Torloni em Cara e Coroa (1995), é uma personagem controversa. Ela começa a trama, em cartaz no canal Viva, com ares de vilã, mas se redime ao longo da novela de Antonio Calmon.
Seu arco de redenção termina de maneira trágica: Fernanda decide se sacrificar num ato suicida para acabar de vez com Mauro (Miguel Falabella), o grande vilão da trama. Ela decide bater o avião que pilota num morro para eliminar o crápula da face da terra de uma vez por todas.
Depois disso, todos pensam que Fernanda morreu. Mas as últimas cenas da novela mostram que não foi bem isso o que aconteceu com ela…
Quem é Fernanda em Cara e Coroa?
Ela vai presa ao matar um inocente quando flagra Mauro com outra, Heloísa (Maitê Proença). Na cadeia, Fernanda conhece Vivi (Christiane Torloni), que foi presa por um crime que não cometeu e é idêntica a ela. Quando está prestes a deixar a prisão, Fernanda sofre um derrame ao saber que Mauro se casou com Heloísa.
Com isso, Mauro e Heloísa decidem obrigar Vivi a se passar por Fernanda em Porto do Céu. A ideia do casal é usar a sósia de Fernanda para colocar a mão no dinheiro que ela terá direito em razão de seu divórcio de Miguel.
Fernanda e Vivi são irmãs em Cara e Coroa?
No decorrer da trama, Fernanda se recupera e volta para a cidade, fazendo com que Vivi saia de cena. Mas, ao descobrir que morrerá por conta de uma doença, Fernanda pede que Vivi volte a assumir sua identidade, já que a heroína conseguiu unir sua família novamente.
Além disso, na reta final de Cara e Coroa, Fernanda e Vivi descobrem que são irmãs. Guilhermina (Marilena Ansaldi), a mãe de Fernanda, revela que teve gêmeas, mas, como era muito pobre, teve que abandonar Vivi na porta de um orfanato.
O que acontece com Fernanda no final de Cara e Coroa?
Assim, a aeronave se choca num morro e pega fogo imediatamente, acabando de vez com as maldades de Mauro. Depois disso, todos em Porto do Céu acreditam que Fernanda também morreu no acidente.
Mas, na última cena da novela, tudo muda. Fernanda aparece disfarçada pegando um ônibus de volta para a cidade. Ao descer do veículo, ela é reconhecida por Rubinho, e pede que ele acenda seu cigarro. Os dois, então, sorriem ao se reencontrarem.