O feriado de 12 de outubro ficou mais triste em todo o Brasil quando, exatamente nesse dia, há 16 anos, foi anunciada a morte de um dos maiores atores que já tivemos e nos deu o prazer de participar de poucas, mas marcantes novelas da Globo.
Estamos falando de Paulo Autran, referência do teatro brasileiro, que esteve em sucessos como Pai Herói, Guerra dos Sexos, Sassaricando e Hilda Furacão, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADELuta contra o vício
O ator lutava com um câncer e um enfisema pulmonar e não resistiu na tarde do dia 12 de outubro de 2007, aos 85 anos. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e foi cremado no dia seguinte, na Vila Alpina, na mesma cidade.
Leia mais
Sua esposa, a atriz Karin Rodrigues, surpreendeu ao dizer que o ator pediu para que fosse divulgado que o cigarro causou sua morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE“Paulo fumava dois maços por dia e tentava parar, mas não conseguiu. Ele não tinha medo de morrer. Há quase um mês, desejava a morte e dizia: a vida está ruim, e não consigo respirar”, enfatizou aos jornalistas, durante o velório.
“Ele queria ir embora porque não conseguia mais respirar, porque sem respirar é difícil viver. É muito triste, mas ao mesmo tempo é um alívio”, completou.
Último desejo não foi realizado
Com o agravamento da doença, Autran interrompeu a temporada da peça teatral O Avarento, que acabou sendo seu último trabalho em 58 anos de carreira. Ele não conseguiu realizar seus últimos desejos: fazer um solo de poemas, como o bem-sucedido O Quadrante (1998) e um espetáculo ao lado da mulher, com quem estava desde 1999.
Desde 2003, o profissional já havia passado por várias internações devido aos problemas respiratórios e do coração.
Muito presente no teatro e no cinema, Paulo Autran teve poucas, mas marcantes participações na televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carreira na televisão
Depois de fazer a pouco conhecida novela Gabriela, Cravo e Canela na TV Tupi, em 1960, quando o gênero ainda não era diário, o ator voltou à telinha somente em 1979, para viver o inesquecível Bruno Baldaracci em Pai Herói, de Janete Clair.
Depois de atuar em Os Imigrantes, na Band, em 1981, ele emendou dois personagens que também fizeram história: Otávio, o Bimbo, em Guerra dos Sexos (1983), e Aparício Varella (foto acima), em Sassaricando (1987).
Após participar da mal-sucedida Brasileiros e Brasileiras, no SBT, em 1990, seu último papel de destaque na televisão foi o do Padre Nelson na minissérie Hilda Furacão (1998).
Antes de se despedir, ainda fez um episódio do Você Decide, em 1999, e encarnou ele próprio em Um Só Coração (2004).