Feriado ficou triste após morte de consagrado ator da Globo que lutava contra vício
12/10/2023 às 18h21
O feriado de 12 de outubro ficou mais triste em todo o Brasil quando, exatamente nesse dia, há 16 anos, foi anunciada a morte de um dos maiores atores que já tivemos e nos deu o prazer de participar de poucas, mas marcantes novelas da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de Paulo Autran, referência do teatro brasileiro, que esteve em sucessos como Pai Herói, Guerra dos Sexos, Sassaricando e Hilda Furacão, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luta contra o vício
O ator lutava com um câncer e um enfisema pulmonar e não resistiu na tarde do dia 12 de outubro de 2007, aos 85 anos. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e foi cremado no dia seguinte, na Vila Alpina, na mesma cidade.
Sua esposa, a atriz Karin Rodrigues, surpreendeu ao dizer que o ator pediu para que fosse divulgado que o cigarro causou sua morte.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Paulo fumava dois maços por dia e tentava parar, mas não conseguiu. Ele não tinha medo de morrer. Há quase um mês, desejava a morte e dizia: a vida está ruim, e não consigo respirar”, enfatizou aos jornalistas, durante o velório.
“Ele queria ir embora porque não conseguia mais respirar, porque sem respirar é difícil viver. É muito triste, mas ao mesmo tempo é um alívio”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Último desejo não foi realizado
Com o agravamento da doença, Autran interrompeu a temporada da peça teatral O Avarento, que acabou sendo seu último trabalho em 58 anos de carreira. Ele não conseguiu realizar seus últimos desejos: fazer um solo de poemas, como o bem-sucedido O Quadrante (1998) e um espetáculo ao lado da mulher, com quem estava desde 1999.
Desde 2003, o profissional já havia passado por várias internações devido aos problemas respiratórios e do coração.
Muito presente no teatro e no cinema, Paulo Autran teve poucas, mas marcantes participações na televisão.
Carreira na televisão
Depois de fazer a pouco conhecida novela Gabriela, Cravo e Canela na TV Tupi, em 1960, quando o gênero ainda não era diário, o ator voltou à telinha somente em 1979, para viver o inesquecível Bruno Baldaracci em Pai Herói, de Janete Clair.
Depois de atuar em Os Imigrantes, na Band, em 1981, ele emendou dois personagens que também fizeram história: Otávio, o Bimbo, em Guerra dos Sexos (1983), e Aparício Varella (foto acima), em Sassaricando (1987).
Após participar da mal-sucedida Brasileiros e Brasileiras, no SBT, em 1990, seu último papel de destaque na televisão foi o do Padre Nelson na minissérie Hilda Furacão (1998).
Antes de se despedir, ainda fez um episódio do Você Decide, em 1999, e encarnou ele próprio em Um Só Coração (2004).