Fenômeno dos anos 90 teve final mais triste da história da televisão

Saiba o que aconteceu no final da produção que marcou época e foi exibida por canais como Globo, SBT e Band

Whatsapp

A série Dinosaurs (1991-1994), conhecida no Brasil como Família Dinossauros, marcou época entre os anos 90 e 2000 em emissoras como Globo (1992-1997), SBT (2002-2005) e Band (2007-2011).

Família Dinossauros
Família Dinossauros

Apesar de ter sido concebida como uma comédia adulta, em terras tupiniquins o show acabou se tornando um dos maiores clássicos dos programas infantis.

Em seu final, porém, ficou claro que a atração não era exatamente um formato produzido para as crianças, tudo graças ao seu desfecho extremamente triste e melancólico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O final traumatizante de Família Dinossauros

Família Dinossauros
Família Dinossauros

Produzida pela americana ABC em 65 episódios, o de número 58, no entanto, fez muito marmanjo chorar com a proposta surpreendente dos roteiros originais.

Leia mais

É que o traumático último capítulo da obra marcaria pela despedida da família Sauro e de todos os dinossauros de forma definitiva também na ficção.

O enredo do episódio caminhava para alertar os dinossauros, em clara alusão aos humanos, sobre os perigos das mudanças climáticas e a preservação dos recursos naturais do planeta, até então passando por uma válida mensagem ecológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o último episódio de Família Dinossauros?

Família Dinossauros
Família Dinossauros

Só que a mensagem acabou se enveredando para o lado da extinção dos dinossauros, inclusive a da família formada por Dino, Fran, Bob, Charlene e Baby, deixando muito telespectador traumatizado.

No episódio chamado Salvando a Natureza, a empresa em que o patriarca da família trabalha acaba provocando a extinção dos besouros. Isso faz com que algumas plantas passem a crescer mais do que o normal e invadam toda a região da Pangeia, onde se passava a série.

Pensando em um modo de acabar com as plantas, Dino exagera na dose de veneno e isso impacta em toda a vegetação do planeta. Para resolver, ele causa diversas catástrofes a fim de fazer chover, mas a chuva cai em forma de neve e acaba gelando e, consequentemente, baixando a temperatura da Terra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Triste despedida

O episódio final termina de forma muito dramática quando Baby, percebendo a situação, mas sem entender a gravidade do problema, lança a pergunta: “O que vai acontecer com a gente?”.

Sem respostas, os familiares apenas lhe dizem que independente do que acontecer, todos estarão sempre juntos.

É então que o pai argumenta que “Os dinossauros estão nesta terra há 150 milhões de anos e nós não vamos… desaparecer”, mostrando a falsa esperança do chefe familiar sobre a continuação da vida dos primeiros habitantes do planeta.

O capítulo se encerra com um repórter entrando ao vivo na televisão a anunciando o trágico fim do mundo dos dinossauros.

“Neve contínua, escuridão e frio extremo”, dizia a previsão.

O ápice da tristeza acontece nos últimos segundos antes do fim quando ocorre a despedida.

“Aqui é Howard Handupme. Boa noite. E adeus”, diz o personagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o final de Família Dinossauros no Brasil?

Fran - Família Dinossauros
Fran, da Família Dinossauros (Reprodução)

Pele menos no Brasil tal choque acabou não acontecendo graças a sete episódios especiais, na verdade, “perdidos”, que não haviam sido exibidos nos EUA.

Os capítulos faltantes foram usados como uma espécie de continuação por lá e para as vendas internacionais acabaram empacotados após o final oficial – o fatídico episódio 58 – , indo do 59º ao 65º em outros países que transmitiram a obra.

Como o restante dos episódios não foram gravações especiais, mas sim capítulos pulados do meio do seriado, nos países que importaram o formato criou-se a falsa impressão de que a família Sauro e os demais de sua espécie haviam sobrevivido ao colapso ecológico e seguido com suas vidas. Ledo engano.

Whatsapp


Leia também