Feito inédito: Globo tem artistas trans em todas as suas novelas

09/02/2023 às 19h08

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Reprodução / Globo

A Globo tem buscado ampliar a pluralidade e promover a diversidade no elenco de suas novelas. Com isso, minorias que quase nunca tinham representação na telinha (e, quando tinham, era motivo de chacota) finalmente têm encontrado espaço na programação da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

Tanto que, pela primeira vez em sua história, a Globo tem artistas transexuais em suas três tramas. Mar do Sertão (com Jade Sassará, na foto acima com Leandro Daniel), Vai na Fé e Travessia contam com atores trans no elenco. E a próxima novela das nove, de Walcyr Carrasco, também terá.

Comédia na prefeitura

Jade Sassará

Reprodução / Instagram

A divertida assessora Aleluia, de Mar do Sertão, marca a estreia de Jade Sassará na TV. Aos 27 anos, a atriz trans rouba a cena na trama de Mário Teixeira, estando sempre presente nas sequências cômicas que acontecem na Prefeitura de Canta Pedra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de Mar do Sertão marcar sua estreia na telinha, Jade é uma artista experiente, que se divide em várias frentes. Além de atuar, ela já trabalhou como produtora musical e baterista. Além disso, Jade se considera uma pessoa do mundo, pois já viveu em diversas partes do planeta. A atriz morou em São Paulo, em Nova York e na Europa, onde aperfeiçoou seu talento para as artes.

“Em qualquer uma das minhas profissões, acaba que ser uma pessoa trans chega antes de todas as outras coisas que eu sou. Queria que meu brilho chegasse antes do que qualquer outra coisa que me defina”, desabafou a atriz em entrevista à revista Vogue.

LEIA TAMBÉM:

“Meu brilho é a vontade de estar viva, de continuar construindo, de fazer laços e aproveitar ao máximo tudo que a vida tem para oferecer, estando integralmente presente. Enfim, meu brilho é sobre as coisas simples de estar viva”, completou.

No palco

Vai na Fé - Alan Oliveira

Oseias Barbosa

Vai na Fé também conta com um ator trans em seu elenco. Trata-se de Alan Oliveira, que vive DJ Cidão na novela de Rosane Svartman. O ator é ex-motoboy e chegou à TV por conta do sucesso que faz em suas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alan ganhou muitos seguidores ao falar sobre a transição de gênero em suas redes. No entanto, ele não queria produzir conteúdo apenas sobre sua identidade de gênero e decidiu, também, compartilhar com seus seguidores sua rotina como motoboy.

“Eu trabalhava como motoboy fazendo entrega e comecei a criar conteúdo nas redes sociais. Eram vídeos mostrando o meu dia a dia, com humor, e alguns tiveram muitas visualizações”, relembrou ele, ao jornal Extra.

Foi justamente seus vídeos bem-humorados que renderam a Alan Oliveira o convite para um teste da novela. Assim, ele conquistou o papel de DJ Cidão e comemorou a oportunidade de trabalhar na Globo.

Amiga de Brisa

Divina Valéria

Reprodução / Facebook

Recentemente, a autora Gloria Perez postou em suas redes sociais a foto de Divina Valeria, veterana cantora, atriz e performer, muito reconhecida por sua trajetória em espetáculos da cultura LGBTQIA+. A novelista não deu detalhes, mas escreveu em sua publicação que ela estava quase chegando em Travessia.

Ao que tudo indica, Divina Valeria deve viver uma personagem que ajudará Brisa (Lucy Alves) em sua trajetória. Na sinopse original, Brisa trabalharia numa casa de espetáculos LGBTQIA+, onde ficaria amiga de Welson, um enfermeiro que, à noite, faria shows como transformista. Tudo leva a crer que este será o personagem de Divina Valeria.

No entanto, como Gloria Perez acabou adiantando o romance entre Brisa e Oto (Romulo Estrela) para tentar elevar a audiência da novela, a casa de espetáculos onde a mocinha trabalharia acabou não aparecendo na trama. Mas, como Gloria anunciou que Divina Valeria vai entrar na novela, pode ser que esse cenário seja resgatado nos próximos capítulos.

Vem aí

Valéria Barcellos

Reprodução / Instagram

A próxima novela das nove, que teve Terra Vermelha e Terra Bruta como títulos provisórios, também contará com uma atriz trans no elenco. Trata-se de Valéria Barcellos, artista premiada dos palcos gaúchos.

Na trama de Walcyr Carrasco, Valéria viverá Luana Shine, gerente do bar de Cândida (Susana Vieira). Extravagante e divertida, Luana sonhará em encontrar um grande amor para poder formar uma família.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.