Faustão perde espaço para novela recheada de astros da Globo

Whatsapp

André Santana

Faustão na Band continuará com sua atual duração após o fim do horário político, indo ao ar das 20h30 às 22h. Em seguida, a Band exibirá a novela portuguesa Valor da Vida. O folhetim, produzido entre 2018 e 2019, conta com vários ex-globais no elenco, como Carolina Kasting, Thiago Rodrigues, Marcello Antony e Tássia Camargo (foto abaixo).

O Cravo e a Rosa

Valor da Vida começa quando a portuguesa Aisha (Isabela Valadeiro) se encontra numa viagem ao Líbano, onde conhece o desmemoriado Artur (Rúben Gomes). A jovem, então, o encaminha às autoridades e descobre que o homem é um poderoso empresário que desapareceu há 20 anos. O retorno de Artur à sua família mexe com todos, pois seus parentes acreditavam que ele havia morrido. Para aumentar o mistério, Artur não envelheceu, mantendo-se como estava quando desapareceu.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escrita por Maria João Costa, Valor da Vida tem 203 capítulos, divididos em duas temporadas. A Band quase a exibiu em 2020, já que a trama era a escolhida para substituir a também portuguesa Ouro Verde. No entanto, de última hora, o canal acabou optando por uma reprise de Floribella (2005), mantendo Valor da Vida na gaveta.

Com a exibição da trama portuguesa, a Band volta a ter uma faixa de novelas estrangeiras em sua programação. Já faz alguns anos que a emissora vem tentando emplacar produções de diferentes nacionalidades, exibindo tramas turcas e portuguesas. Recentemente, além de Ouro Verde, o canal também exibiu a portuguesa Nazaré, encerrada no início do ano para dar lugar ao Faustão na Band.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faustão enxuto

A volta das novelas à grade da Band está relacionada ao processo de enxugamento pelo qual o programa do Faustão passou recentemente. Cara, a atração não estava se pagando, mesmo tendo conquistado bons anunciantes. Por isso, a direção da Band reduziu sua produção e seu tempo de arte.

Inicialmente, para cobrir o espaço perdido por Faustão, a Band apostou na volta de 1001 Perguntas à grade diária. A atração de Zeca Camargo ficou no ar até o início do horário político, quando voltou a ser exibida apenas às sextas-feiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volta às novelas?

Os Imigrantes

Com Valor da Vida na faixa das 22 horas, cobrindo o tempo retirado de Faustão, a Band sinaliza que pretende voltar a investir em dramaturgia. Além de exibir tramas portuguesas, o canal, em várias oportunidades, já demonstrou vontade de voltar a produzir folhetins nacionais.

Recentemente, foi ventilado que a Band cogitou produzir um remake de Os Imigrantes, trama de Benedito Ruy Barbosa que foi o maior sucesso da dramaturgia do canal.

Mas, enquanto a dramaturgia nacional da Band não ganha corpo, a emissora volta a investir em dramalhões portugueses. A opção por novelas de Portugal tem relação com a semelhança estética entre estas e as novelas brasileiras, o que causa menos estranhamento do público.

Além disso, o canal ainda se dá ao luxo de exibir uma obra com vários atores conhecidos do público brasileiro. Ouro Verde, exibida em 2020, tinha Zezé Barbosa, Gracindo Junior, Silvia Pfeifer e Adriano Toloza no elenco, além do ator português Pedro Carvalho, que já fez novelas no Brasil. Já Valor da Vida tem Carolina Kasting, Thiago Rodrigues, Marcello Antony, Tássia Camargo e Adriano Toloza. A trama estreia no dia 31 de outubro.

Whatsapp


Leia também